Marketing para dentistas – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Fotografia e marketing em odontologia

Como vocês buscam por um produto ou serviço que você esteja precisando hoje em dia? Como você faz pra encontrar as opções de lojas, empresas ou profissionais para analisar qual você vai procurar primeiro? Você provavelmente respondeu, “Eu vou pro Google” não é? Pois é, é o que quase todo mundo faz hoje em dia, vai perguntar pro Google… Será que a busca por consultório odontológico no Google é diferente? Por isso fiz este post de marketing para dentistas!

Imagine um cliente que esteja buscando por um consultório odontológico em sua região e resolve pesquisar no Google… Ao realizar a pesquisa, dependendo do termo utilizado na busca, o Google irá apresentar uma lista com várias empresas na região onde essa pessoa se encontra.

pesquisa no google Marketing para dentistas

Notem que cada empresa dessa lista tem uma ficha mostrando o endereço, telefone, horário de funcionamento, site e dependendo da empresa, até avaliações. Outro ponto muito bacana é que se você procurar por uma empresa que já tenha ficha no Google diretamente no Maps você consegue até a rota pra sair de onde está e chegar nessa empresa. Bastante informação com uma simples busca, não é mesmo? Mas isso você provavelmente já sabe.. Mas qual a real importância da presença online?

Importância de estar posicionado no google

Você com certeza já deve ter passado por isso, procurando algum serviço: um encanador, um eletricista, uma oficina mecânica, um restaurante… Faz a pesquisa e o que aparece? Uma lista de negócios, cada um com sua ficha nos resultados, parecida com essa que eu mostrei pra vocês.

Marketing para dentistas

E as empresas que não estão nessa lista? Bom, as empresas que não estão posicionadas, acabam não mostrando ao seu cliente ou aos potenciais clientes todas essas informações integradas na listagem de negócios.

Esse simples exemplo já mostra a importância  de ter uma ficha de negócios no Google. Se você vive em uma cidade de 500 habitantes onde você é o único dentista da cidade, onde todo mundo conhece todo mundo pelo nome talvez isso não seja tão importante. Mas para grande maioria dos profissionais que dependem sim de novos clientes, ter uma ficha com o perfil da empresa é de extrema importância para o crescimento dos negócios. Afinal, não podemos esquecer que o consultório odontológico também é uma empresa e portanto, deve ser visto também como uma empresa.

Como fazer seu posicionamento no google

Então, como fazer a ficha com as informações de seu consultório odontológico no Google?

Esses resultados que aparecem ali naquela lista próximo da localização da pessoa que está pesquisando é gerenciada por uma ferramenta chamada “Google Meu Negócio”. Essa ferramenta é bem simples e é gratuita, basta você ter uma conta de email no Google. Uma dessas contas que você cria pra ter um Gmail, e que vai te permitir incluir o seu consultório odontológico na base de dados do Google.

Bom, se você já tem um gmail é só entrar na sua conta. Se não tem cria um e vamos entender como fazer esse processo que é bem simples!

Quando você estiver logado na sua conta é só buscar no google o termo google meu negócio e você vai encontrar a página da ferramenta.

Talvez no momento que você esteja lendo esse texto, esse processo possa estar um pouco diferente, já que as ferramentas vão se atualizando e mudando aos poucos, o que é normal.

O próprio Google tem uma página atualizada que ensina a fazer esse processo passo a passo. Clique aqui para saber mais no site do google!

Bom, além da sua empresa agora ter uma ficha com informações relevantes no Google, essa ferramenta também te dará a oportunidade de interagir com o seu público, receber avaliações, comentários, responder a esses comentários…

Acompanhar as estatísticas do seu perfil de negócio é muito bacana porque isso pode te dar informações para você melhorar o seu posicionamento, o seu site, os seus canais de comunicação entre outras coisas.

Bom, espero que este texto tenha te ajudado a ter uma presença online e a fazer com que seu consultório odontológico apareça nas ferramentas de busca do google! Então não perca tempo e se posicione no google agora mesmo…esse é o primeiro passo! Sucesso!

Por Marcelo Tavares.

Veja nossos planos anuais e aprimore-se!

Marcelo Tavares

Bacharel em Design pela UFSC
Diretor de produção da Academia da Odontologia

Fale conosco via whatsapp 48991699181