Diamino Fluoreto de Prata: 10 dicas para aplicação do cariostático – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Cariostático

Você já ouviu falar no material “Diamino fluoreto de prata”? E o material “Cariostático”? Acredito que sim, até aí, tudo bem! Mas se eu te disser que depois que fiz uma pesquisa em livros sobre este material, eu não achei nada, nem um capítulo, nem um parágrafo que pudesse me orientar em protocolo, acredita? E pensei “poxa, eu só aprendi isso na minha especialização escutando meu professor falar, meus colegas devem ter passado pelo mesmo problema, mas agora que eu tenho acesso a artigos, monto um curso só disso, monto um e-book, seria muita injustiça eles não terem isso também”.

Pois é, e como você já me conhece, sabe que eu não sosseguei até resolver o meu problema e mais do que isso, você já sabe que eu não perderia a oportunidade de dividir isso com vocês. Por esse motivo, preparei 10 dicas para aplicação do cariostático para você.

Buscando esclarecer o procedimento clínico para aplicação do cariostático preparamos dicas clínicas para realização do procedimento clínico.

O que vamos abordar:

Então vamos lá:

1. Indicação
10 dicas para aplicação do cariostático
Imagem cedida por CAIXA GUIA e Dra. Carla Pereira

O diamino fluoreto de prata é uma alternativa de tratamento viável para pacientes de alto risco e necessidade de controle da atividade de cárie, principalmente naqueles em que a colaboração no atendimento é um desafio para o profissional.

É importante considerar essa alternativa de tratamento nesse perfil de paciente, já que esta vem de encontra a filosofia de mínima intervenção e evita procedimentos invasivos.

2. Preparo do dente

A remoção do tecido cariado não está indicada neste tipo de caso. Realize uma profilaxia e remova os restos alimentares para que o produto tenha maior contato com a superfície a ser tratada.

preparo para aplicação do cariostatico diamino fluoreto de prata 10 dicas para aplicação do cariostático
3. O diamino fluoreto de prata é eficaz?

O diamino fluoreto de prata a 38% é eficaz para impedir a progressão de lesões de cárie ativas, assim como evitra o aparecimento de novas lesões em crianças em idade pré-escolar. Apresenta eficácia tanto na dentição decídua como na dentição permanente.

4. Quantas reaplicações preciso fazer?

A aplicação única parece insuficiente para efeitos sustentados, enquanto a reaplicação anual resulta em sucesso notável e efeitos ainda maiores com aplicação semestral. A partir desses dados, recomenda-se a aplicação duas vezes por ano, pelo menos nos primeiros 2 anos.

5. Quando reaplicar?

A reaplicação deve ser considerada para cáries grandes, de acordo com a necessidade de cada paciente, indica-se um acompanhamento de um mês para avaliar a paralização da cárie.

10 dicas para aplicação do cariostático
6. Posso restaurar após a aplicação?

O diamino fluoreto de prata não impede restaurações. Portanto, não impede futuras intervenções estéticas.

7. Poder anticárie

Quando o diaminofluoreto de prata é usado para paralisar lesões de cárie em dentes decíduos, ele também fornece um benefício anticárie para toda a dentição, isto é, aplicações de diamino diminuem em 77% o desenvolvimento de novas cáries em crianças tratadas em comparação com crianças não tratadas.

8.Verniz ou cariostático?

A aplicação anual de diamino fluoreto de prata evitou muito mais lesões cariosas do que 4 aplicações de verniz fluoretado nas crianças.

9. Quando o diamino não deve ser usado?

A alergia à prata é uma contraindicação absoluta.As contraindicações relativas incluem qualquer gengivite descamativa significativa ou mucosite que rompe a barreira protetora formada pelo epitélio, uma maior cautela no revestimento ou proteção gengival são suficientes. Fique atento em caso de aftas ou feridas!

10. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Recomenda-se o uso de um consentimento informado detalhado para transmitir completamente os benefícios e as limitações dessa terapia.

Então, tudo pronto pra entrar no mundo do cariostático e saber o quanto isso pode te ajudar diariamente? Confira também nosso curso online sobre uso do cariostático em odontopediatria!

Aproveite também para baixar o ebook com essas dicas clínicas e rever quando quiser! É só clicar no botão abaixo e fazer o download!

[mautic type=”form” id=”19″]

Beijos!

Por Carla S. Pereira

Referências:

Crystal, Y.O, Niederman R. Silver Diamine Fluoride Treatment Considerations in Children’s Caries Management. PediatrDent. 15; n. 38; v.7; p. 466-471. Nov2016.
Horst, J. A; Ellenikiotis, H. Milgrom, P. UCSF Protocol for Caries Arrest Using Silver Diamine Fluoride: Rationale, Indications, and Consent. J Calif Dent Assoc. v. 44, n. 1, p. 16–28. Jan 2016.
Oliveira, B. H. et al. The Effect of Silver Diamine Fluoride in Preventing Caries in the Primary Dentition: A Systematic Review and Meta-analysis.Caries Res. v. 53, n. 1, p. 24–32. 2019.

Confira nossos planos anuais, não perca tempo, invista em seu conhecimento!

Você possui algum caso clínico que tem muita dificuldade de resolução? Aqui na Academia da Odontologia temos uma mentoria individual e personalizada para que você possa solucionar seus casos clínicos e alcançar o sucesso na odontopediatria!

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181