A odontopediatria e o aumento da demanda – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Odontopediatria

A odontologia possui uma série de especializações como endodontia, ortodontia, implantodontia, odontologia estética, odontogeriatria, odontopediatria e outras.

Uma das especialidades que estão em alta no momento é justamente a última citada, a que cuida do sorriso dos pequenos, um nicho relativamente novo, mas muito requisitado.

Entenda agora o motivo pelo qual a demanda pela odontopediatria está em alta.

O que vamos abordar:

A origem da odontopediatria

Cuidar da saúde bucal não é um assunto atual, afinal de contas todos sabemos da importância do cuidado com o nosso sorriso e tudo que envolve a nossa boca.

Por isso, cada vez mais as pessoas estão tendo mais consciência dos cuidados bucais necessários em todas as fases da vida, e isso não poderia ser diferente com as crianças.

A odontopediatria é a especialização do odontologista voltada exclusivamente para os pequenos, que mesmo estando em sua fase inicial da vida, merecem todos os cuidados com seus dentinhos.

Como surgiu esta especialização

Cada vez mais estamos em busca do bem-estar e qualidade de vida e isso inclui também as crianças, que precisam de cuidados especiais em vários aspectos da vida, assim como os adultos.

E pensando justamente nisso, foi criada a odontopediatria, a área de especialização que busca unir as forças da odontologia e da pediatria, unificando os trabalhos e facilitando ainda mais nos cuidados com os pequenos.

Esta especialização não busca apenas tratar das questões pertinentes a esta fase da vida, mas também, prevenir e acompanhar toda a saúde bucal infantil, desde o nascimento, ou até mesmo antes disso.

Algumas gestantes procuram odontopediatras para receber instruções sobre a saúde bucal de seus bebês mesmo antes do nascimento deles, e esta busca se justifica no fato de que a conscientização sobre o assunto está cada vez mais em evidência.

Principais características da odontopediatria

A odontopediatria está muito relacionada a prevenção, de maneira que possíveis problemas futuros sejam evitados ou minimizados logo no início da vida da criança. 

Além disso, a área atua na familiarização das crianças ao ambiente odontológico, o que é muito interessante levando-se em consideração que muitas pessoas sentem medo de dentista, até mesmo quando adultos.

Algumas pessoas levam, até a vida adulta, traumas ocasionados por alguma experiência negativa durante o atendimento odontológico, ou seja, tiveram que passar por alguma situação que trouxeram medo, angustia e até fobias de dentista.

Esse relato é muito comum nos consultórios, um medo que não se sabe ao certo quando se iniciou, mas que caminha junto da pessoa por toda a vida.

Com a odontopediatria, as chances disso acontecer são muito pequenas, uma vez que todo o atendimento do paciente é personalizado e adequado para a idade que ele tem.

Com isso, a criança tem a oportunidade de ser inserida num consultório lúdico, com atendimento especializado e adaptado para ela, podendo assim ter uma experiência agradável e sem traumas futuros.

Devido a esse atendimento muito mais humanizado, a área tem crescido exponencialmente, e portanto, tem sido cada vez mais disseminada e procurada pelo Brasil.

odontopediatria demanda
Técnicas utilizadas pelos odontopediatras

A odontopediatria tem ocupado cada vez mais um espaço considerável nos consultórios, pois já se pode afirmar que as crianças se sentem muito mais seguras com estes profissionais.

Ambiente favorável

O ambiente confortável e adequado para as crianças conta muito no atendimento, pois as crianças tendem a se sentir muito mais calmas durante todo o atendimento.

Além disso, quando o espaço é lúdico e atrativo aos olhos da criança, ela deixa de focar no atendimento e se distrai no ambiente, passando pela situação com muito mais tranquilidade.

Comunicação adequada

A comunicação nesse momento vai além da explicação dos procedimentos, o que conta muito na consulta infantil é a imagem que o profissional passa para a criança. 

Desde as cores das vestimentas, o tom de voz, a explicação lúdica dos processos, as conversas e distrações, enfim, tudo é essencial para que a criança se sinta à vontade dentro do consultório e permita que o dentista execute todas as etapas do atendimento.

Outro ponto forte no tratamento que este profissional oferece é o reforço positivo pelo comportamento da criança, onde ela se sinta respeitada e valorizada.

Tudo explicadinho

O odontopediatra deve ter a sensibilidade de lidar com crianças e saber que elas têm uma linguagem própria de comunicação.

Utilizar palavras, personagens, figuras, músicas, tudo isso é muito válido para que a criança perceba que aquele profissional pode ser muito legal com ela e que aquela experiência pode ser uma grande brincadeira.

Crianças gostam de saber o funcionamento das coisas, portanto, explicar como funciona determinada ferramenta de trabalho também faz parte do trabalho.

Odontopediatria, um atendimento humanizado

A odontopediatria é, sem dúvidas, uma área que respeita o paciente e o coloca como protagonista da situação, ainda mais se tratando de crianças que, inevitavelmente, não sabem lidar muito bem com suas emoções e frustrações.

Esperar pelo atendimento, deitar em uma cadeira desconhecida, ter sua boca analisada por um estranho, tudo isso pode ser muito estranho para uma criança, portanto, a procura por odontopediatras está sendo cada vez maior por parte dos pais.

Todo mundo ganha no final das contas, os profissionais são mais assertivos, os pais se sentem mais confiantes, as crianças se sentem muito mais seguras e a experiência como um todo, muito mais positiva.

Nos acompanhe também no Instagram!

Até mais!

Já se tornou aluno premium da Academia?

Você possui algum caso clínico que tem muita dificuldade de resolução? Aqui na Academia da Odontologia temos uma mentoria individual e personalizada para que você possa solucionar seus casos clínicos e alcançar o sucesso na odontopediatria!

odontopediatria demanda

Fale conosco via whatsapp 48991699181