Cinco estratégias para valorizar a sua consulta em Odontopediatria - Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Odontopediatria

Se eu, Carla, pudesse resumir as melhores estratégias que eu tenho para valorizar a minha consulta, eu diria que são cinco. Anote aí: 

1 Oferecer não só ao paciente mas também aos pais/responsáveis a melhor experiência no nosso encontro 

Experiência ÚNICA! Aí eu te pergunto: o que você acha que pode proporcionar aos pais/responsáveis e ao mesmo tempo para a criança para que eles saiam da consulta dizendo: “foi ótimo! Experiência única, nunca tive uma consulta assim”? 

Pois bem, eu tenho os seguintes diferenciais para criar ainda mais aconchego para a criança: sala de espera divertida, ambiente exclusivo para atividades infantis, utilização de luzes de LED na cor quente ou neutra , aromatizadores de ambientes, água saborizada, chá, café, bolachas. Durante a conversa, tenho lâminas da “Caixa guia” que faço explicações interativas com desenhos, mostro casos clínicos na televisão, explico o que acontece desde a gestação até os 18 anos do paciente, fases de avaliação ortodôntica e brindes. 

No exame clínico do paciente, eu não o coloco de primeira vez na cadeira odontológica, exame no colo dos pais, em um banquinho ou até mesmo ali na sala de primeira consulta em um Puff. Lembre-se que precisamos surpreender os nossos pacientes, a criança pode estar já esperando ser avaliada na cadeia odontológica com luz, espelho, luva, deitado já estando ansioso para isso e aí eu mostro que não é assim, que pode ser diferente de tudo que já viu/ouviu falar e único o seu momento por lá!

A somatória desses recursos se traduz em manifestação de carinho com a organização do ambiente e com o tempo que separamos para nos dedicarmos a eles, e acabam por complementar e criar uma marca forte do consultório no espaço odontopediátrico.

2 Marcar presença no ambiente virtual

O odontopediatra deve ter uma presença digital sólida, essa estratégia é essencial para que o consultório e respectivo odontopediatra possa ser encontrado pelos pacientes. 

 Uma presença marcante no ambiente virtual contribui para validar o trabalho desse profissional, pode-se, por exemplo, investir em um site e um Instagram. Seja sua melhor versão nas redes sociais e aquela que você também levaria seu filho! 

3 Conversar com a secretária e equipe de pessoal

É fundamental alinhar os objetivos e as políticas do consultório com a secretaria e respectiva equipe de trabalho. Torna-se importante conversar sobre os tipos de serviços prestados, os investimentos realizados, os meios de comunicação e formas de tratamento a serem adotados frente aos clientes. Todos devem compreender o propósito do consultório visando aumentar a percepção de valor agregado da odontopediatra.   Eu gosto de dizer para minha equipe que eles são tão importantes quanto eu para os pacientes. Cada um tem seu espaço e sua importância lá dentro, o consultório é uma família só, se aproxime de seus funcionários valorizando-os como se você com você!

4 Promover treinamento para o atendimento telefônico 

Importante ressaltar que a secretária é a principal força de vendas do consultório, por essa razão, deve-se disponibilizar treinamentos, de forma a incluir a prática de um script de atendimento, cujo roteiro específico a odontopediatria é essencial para garantir um atendimento resolutivo aos clientes. Além disso, vamos prestar atenção se eles estão felizes com seus uniformes, se a cadeira está confortável para ficar o dia todo sentado, sem tem momentos de descanso, se eles realmente se sente importantes e valorizados naquela posição. 

5 Realizar duas consultas

Definitivamente isso nos diferencia. Disponibilizar duas visitas a partir do valor de uma consulta parece ser uma estratégia de valorização importante do atendimento prestado, ou seja, a primeira visita pode se referir ao diagnóstico (ou consulta inicial), coleta de informações, observar os comportamentos, como se fosse “comprar os materiais para a construção de uma casa”. A segunda visita refere-se à entrega do plano de tratamento (ou projeto de manutenção preventiva), ou seja, a casa construída

Então, depois dessas 5 estratégias principais, , se trabalhadas em conjunto, eu vejo que tendem a despertar o cliente para o sentimento de maior percepção de valor do tratamento disponibilizado, tornando, portanto, a consulta em Odontopediatria mais valorizada, deixando-os literalmente com vontade de fazer parte daquele time!

Espero que tenha gostado da leitura e vamos lá colocar em prática!

Abraços

Por Carla S. Pereira

Confira os nossos planos e não perca tempo, aprimore sua consulta clínica!

Avatar photo

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181