Como iniciar uma clínica de odontopediatria – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Odontopediatria

Ter uma clínica de odontopediatria é o sonho de todo profissional que atua nesta área e acredita no impacto que ela tem na vida das crianças.

O atendimento do odontopediatra vai muito além dos procedimentos que ele executa, pois é preciso planejar a experiência como um todo para os pequenos pacientes.

Se ter a sua própria clínica de odontopediatria está na lista dos seus objetivos e você não sabe por onde começar, continue lendo este artigo, pois temos várias dicas para você.

O que vamos abordar:

Por que ter uma clínica de odontopediatria?

Os atendimentos odontopediátricos não podem ser considerados atendimentos comuns, pois a efetividade desses atendimentos é que, muitas vezes, determina o comportamento da criança em relação a sua própria saúde bucal.

Em muitos casos, a experiência dentro do consultório pode ser decisiva na vida da criança e na maneira como ela vai lidar com isso durante toda a vida.

Alguns adultos relatam que o medo e a insegurança diante de um consultório odontológico vêm desde a infância, e que um atendimento mais adequado teria sido crucial nesse processo.

Portanto, ter uma clínica odontopediátrica é essencial caso o profissional queira os melhores resultados possíveis com seus pacientes.

Por onde começar?

Se você pretende abrir a sua própria clínica mas não sabe por onde começar, nós listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a colocar esse projeto em prática.

Comece pelo imóvel

Encontrar um bom imóvel é a tarefa mais complicada que você terá nessa jornada, afinal, a parte mais difícil é justamente conseguir um local adequado que esteja disponível.

Para que você consiga identificar este local, verifique algumas questões como:

  • A localização;
  • A acessibilidade;
  • Os comércios vizinhos;
  • A incidência de luz no local;
  • A disposição dos ambientes;
  • Os ruídos externos podem atrapalhar os atendimentos.

Todos esses itens citados são muito relevantes no momento da escolha do imóvel pois, em se tratando de crianças, o atendimento deve ser o mais confortável e agradável possível.

Um item muito importante que deve ser levado em consideração é o atendimento para crianças com necessidades especiais, pois estas precisam ainda mais de um lugar que permita com que elas se sintam bem e seguras.

Planeje cada detalhe

A hora da decoração e mobília deve ser acompanhada de perto, pois são esses os fatores mais determinantes para os pequenos pacientes.

Um lugar lúdico, alegre, com temas infantis e personalizados é tudo o que uma criança quer.

Além disso você pode investir em:

  • Desenhos, figuras e detalhes nas paredes;
  • Materiais de apoio para a sala de espera como folhas, lápis de cores e blocos de montar;
  • Livros para várias faixas etárias;
  • Móveis infantis como pufes, mesinhas e tapetes coloridos;
  • Jogos infantis e passatempos;
  • Televisores com entretenimento infantil.

Da recepção ao consultório, utilize todos os espaços para trazer aconchego e familiaridade para as crianças. Se elas se sentirem bem acolhidas no espaço, todo o atendimento poderá fluir muito melhor.

Conte com bons parceiros

Se o seu desejo é ter parceiros de trabalho em sua clínica, procure por profissionais que se identificam com o seu modo de trabalho e suas políticas.

Busque por odontopediatras que saibam utilizar as técnicas adequadas de trabalho e todas as ferramentas necessárias para um bom atendimento.

Odontopediatras pacientes, lúdicos, simpáticos, atenciosos e que compartilham dos seus valores tendem a fazer com que a sua clínica seja ainda melhor e mais conhecida.

Alinhe seus colaboradores

Todos os colaboradores da sua clínica precisam estar alinhados quanto ao atendimento com as crianças.

É interessante que todos utilizem uma comunicação adequada aos pequenos, que estejam atentos às suas necessidades e que tenham muita paciência.

Quanto mais o atendimento for personalizado e direcionado às crianças, maiores são as chances da sua clínica ser referência no meio infantil e com isso atrair muito mais crianças.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são indispensáveis atualmente, portanto, não se esqueça que você precisa estar lá também.

Compartilhe boas fotos do local, faça posts sobre curiosidades, dê dicas de higiene bucal para crianças, interaja e seja ativo nas redes. Lembre-se que o primeiro lugar que os pais procuram é na internet, então posicione-se.

Esteja sempre atento às novidades

O mercado lançou uma escova nova, um produto interessante foi criado, uma marca nova surgiu, um vídeo da área viralizou? Esteja sempre atento.

São essas novidades que podem te manter ativo e antenado no meio, o que pode ser um grande diferencial para a sua clínica.

Crianças tendem a ser bastante curiosas, portanto, seja você o primeiro a trazer novidades para ela, com certeza elas ficarão muito empolgadas.

clinica em odontopediatria
Vantagens de ter uma clínica especializada em odontopediatria

Confira agora algumas vantagens determinantes para que você abra a sua clínica especializada em odontopediatria:

  • Ambiente mais atrativo;
  • Crianças mais confiantes e relaxadas;
  • Pais mais seguros e satisfeitos;
  • Atendimento personalizado;
  • Maior valor agregado ao seu negócio.

Confira aqui as 4 vantagens da especialização em odontopediatria.

Uma clínica odontopediátrica para chamar de sua

Clínicas de odontopediatria tendem a ter um grande diferencial competitivo: elas são personalizadas para as crianças e isso faz com que pais e responsáveis se sintam mais satisfeitos com o atendimento.

Nesta área, não basta ter domínio sobre as técnicas de trabalho ou as melhores práticas do atendimento infantil, é preciso focar no paciente, que não deixa de ser um cliente e que merece o melhor atendimento que você pode oferecer na sua clínica de odontopediatria.

Nos acompanhe também no Instagram!

Até mais!

Já se tornou aluno premium da Academia?

Você possui algum caso clínico que tem muita dificuldade de resolução? Aqui na Academia da Odontologia temos uma mentoria individual e personalizada para que você possa solucionar seus casos clínicos e alcançar o sucesso na odontopediatria!

odontopediatria demanda

Fale conosco via whatsapp 48991699181