×

Blog da Academia

Bruxismo

O bruxismo infantil é muito comum em escolares, sendo que grande parte dos pais não sabe definir o que é o bruxismo ou mesmo como controlá-lo. Se você é odontopediatra, podemos estar falando de quase 50% dos seus pacientes nesse grupo de crianças com bruxismo noturno. E aí? Você sabe fazer um diagnóstico do bruxismo corretamente? Todos os seus pacientes estão bem orientados quanto à terapia do sono adequada? Você sabe quais as orientações importantes para uma boa qualidade do sono do paciente infantil?

Está aí uma grande oportunidade do cirurgião dentista clínico ou odontopediatra se diferenciar no mercado de trabalho, pois uma boa orientação em relação à higiene do sono pode ser essencial para controlar o bruxismo do sono e evitar o desgaste dental comumente associado, além de mostrar conhecimento e cautela por parte do profissional.

Não esquecendo que uma boa anamnese e exame clínico podem nos indicar as possíveis causas do bruxismo do sono, muitas vezes associadas a distúrbios respiratórios, sendo necessário o encaminhamento para otorrinolaringologista.

Após avaliar a frequência do bruxismo e ponderar as consequências do mesmo, cabe ao profissional definir sua conduta terapêutica.

Diante do bruxismo infantil, a conduta terapêutica do profissional pode ir desde orientações em relação à higiene ou terapia do sono, encaminhamento para outros profissionais ou até mesmo a confecção de placa interoclusal.

De qualquer forma as orientações quanto ao uso de telas, rotina do sono, tipo de alimentação ou brincadeiras antes de dormir devem ser repassadas aos pais na tentativa de controlar os episódios de bruxismo auxiliando a criança a ter um sono mais tranquilo e menos agitado.

O que vamos abordar:

Entre as orientações que podem ser repassadas aos pais/pacientes, podemos citar:

1. Mantenha a rotina e horário do sono

Reforce aos pais a importância de estabelecer uma rotina para a criança, buscando estabelecer horários regulares de sono, banho, escovação de dentes, contar histórias… Enfim, estabelecer uma rotina para as atividades cotidianas.

2. Controle da alimentação à tarde e à noite

Oriente que os pais evitem o consumo de alimentos que possam atuar como estimulantes, como açúcares ou bebidas à base de cafeína.

3. Procure deixar o ambiente tranquilo na hora de dormir

Os pais/responsáveis precisam estar cientes que é preciso evitar barulho na casa no horário de colocar as crianças para dormir. Oriente aos pais a manterem as luzes apagadas e televisores desligados ao colocar a criança para dormir.

diagnóstico do bruxismo
4. Evite atividades estimulantes antes de dormir

Entre as atividades estimulantes que devem ser evitadas antes de dormir, podemos citar:

  • Evite que a criança assista televisão ou tablet até 01 hora antes de dormir;
  • Evite atividades físicas estimulantes 01 hora antes de dormir;
  • Nunca utilize a cama como lugar de brincadeiras.

Em relação ao uso de telas, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que o tempo de uso deve levar em consideração a idade da criança, conforme abaixo:

  • Bebês: não está indicado o uso;
  • Crianças 2-5 anos: Uso de até 01 hora por dia;
  • Acima de 6 anos: Uso de acordo com a determinação dos pais.
diagnóstico do bruxismo

Leia também a reportagem da Revista Crescer sobre o uso de telas.

Para baixar o e-book com as orientações acima, preencha o formulário abaixo e receba o e-book produzido pela Academia da Odontologia em parceria com a Professora Michele Bolan com as orientações quanto à higiene do sono!

Uma sugestão é que você salve o e-book em PDF e envie por WhatsApp para os pais quando necessário, reforçando assim as orientações repassadas no consultório.

Para saber mais sobre a conduta terapêutica individualizada para os pacientes infantis que apresentam bruxismo do sono, confira também o curso online sobre bruxismo infantil com a Professora Michele Bolan (UFSC).

*Ao baixar o material você autoriza o envio de e-mails promocionais e divulgação dos cursos da Academia da Odontologia e seus parceiros, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento. Não se preocupe que não iremos encher sua caixa de spam!

Espero que tenha gostado e não deixe de acompanhar a Academia no Instagram!

Abraços!

Por Juliana Pereira Andriani.

Não perca tempo e aprimore-se! Confira os planos anuais na Academia!

Encontros semanais com diversos assuntos, professores convidados e materiais complementares disponíveis depois da aula. Tudo isso espera você nos planos Premium e Plus da Academia da Odontologia!

Juliana da Silva Pereira Andriani

Especialista e Mestre em Ortodontia - UFSC/SC
Doutoranda em Odontologia - UFSC/SC
Membro da Associação Brasileira de Ortodontia - ABOR
Membro da World Federation of Orthodontics - WFO
Professora da Especialização em Odontopediatria - ABCD/ Florianópolis
Professora da Especialização em Ortodontia - ABCD/Florianópolis
Clínica Privada em Florianópolis/SC

Fale conosco via whatsapp 48991699181