Dicas para recepção da sua clínica - Academia da Odontologia
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Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Muito provável que sim, certo? Mas e a relação disso com a recepção da sua clínica, já parou para pensar qual pode ser?

Podemos dizer que preocupar-se com a recepção da clínica é muito mais importante do que você imagina, já que ela poderá proporcionar aos pacientes um ambiente acolhedor, a fim de passar confiabilidade e fazer com que ele tenha uma boa experiência com seus serviços desde o primeiro momento.

Para isso, você precisará pensar em cada detalhe, desde a organização e mobiliários, até os itens decorativos. E podemos dizer mais: tudo isso deverá estar ligado com o seu público-alvo, uma vez que se porventura o seu foco for atendimento adulto, a recepção deve ser mais clean, já em caso de atendimentos infantis você precisará pensar em objetos que chamem a atenção da garotada.

Além disso, outro fator muito importante de ser avaliado de perto é sobre os colaboradores responsáveis pela receptividade dos pacientes, estes que precisam estar preparados para recebê-los com excelência.

Quer aprofundar-se no assunto? Então basta continuar a leitura que listamos todas as nossas dicas para garantir uma recepção funcional, bonita e aconchegante. Vamos lá?

A importância da recepção da clínica

Inicialmente é preciso que você entenda qual é a importância, de fato, de preocupar-se com o assunto e investir na recepção da sua clínica. Para isso, vamos reforçar o que citamos anteriormente: o impacto que uma recepção organizada tem para os pacientes, principalmente durante a primeira visita ao local.

Vamos a um exemplo: imagine que um paciente está procurando um profissional para atendê-lo e, ao chegar na primeira consulta, ele encontra um ambiente desorganizado, sujo e/ou sem estrutura para lhe receber. Isso certamente causaria uma má impressão, concorda?

Diferente disso, imagine que ele chegue no local em sua primeira visita e seja acolhido por profissionais capacitados em um lugar limpinho, organizado e equipado para proporcionar-lhe a melhor experiência. Bem melhor, né?

Pois bem, pensar na experiência do paciente nos mínimos detalhes desde o primeiro momento, fará com que ele se sinta acolhido e seguro diante da sua escolha, servindo assim como o cartão de visitas ou porta de entrada da clínica.

Confira nossas dicas para a recepção da sua clínica

Prosseguindo, vamos dizer quais são as dicas recomendadas por nós para que você consiga despertar no paciente as melhores impressões. Veja abaixo.

Priorize uma recepção funcional

O primeiro aspecto a se pensar em relação a recepção da sua clínica é sobre a funcionalidade dela. Pense sobre o que os pacientes podem querer encontrar logo ao chegarem no espaço, como: toaletes à disposição, bebedouro, cafeteira, televisores, wi-fi, além de, é claro, sofás e poltronas confortáveis.

É preciso também pensar em uma experiência inclusiva, escolhendo mobiliários que possam ser utilizados por portadores de necessidades especiais e/ou crianças. Tudo isso aliado à limpeza do local, que deve ser impecável, uma boa iluminação e cores da parede e dos adornos que conversam entre si.

Foque também na organização

Conseguiu compreender quais são os elementos essenciais para a recepção da sua clínica? Agora é hora de irmos para o próximo passo. Para garantir a boa impressão dos pacientes, você deve também pensar na sua organização, seja para definir a melhor disposição para mobiliários e decorativos, como também para certificar-se de que tudo estará em seus devidos lugares sempre.

Afinal de contas, ninguém merece encontrar várias revistas velhas espalhadas, além de papéis desorganizados que atrapalham a efetividade do atendimento por parte da recepcionista, né? Pense nisso.

Escolha bons profissionais

Por falar na efetividade do atendimento da recepcionista, reiteramos que contratar profissionais altamente capacitados para exercer essa função é de suma importância. São eles que irão recepcionar os pacientes, oferecendo a eles as principais informações sobre a consulta e ficando à disposição para possíveis dúvidas e esclarecimentos.

Na hora de escolher os profissionais, atente-se às características principais desejáveis: bom relacionamento interpessoal, pró-atividade, pontualidade, empatia e organização. Além disso, sempre que for necessário, proporcione a eles atividades que contribuam para o seu desenvolvimento profissional.

Escolha adornos de acordo com o seu público-alvo

Por fim, mas não menos importante, saiba que a decoração é ponto crucial para que o lugar fique charmoso e aconchegante. Neste aspecto, busque incluir objetos com a impressão de que você deseja passar: decoração moderna, clean, clássica ou divertida.

Por falar em diversão, esta é uma excelente opção para clínicas voltadas ao público infantil, fazendo com que as crianças possam identificar que aquele espaço é sinônimo de brincadeiras, contribuindo assim para a boa experiência dos pequenos.

Neste caso, a criatividade está liberada! Invista em pinturas na parede, objetos divertidos, brinquedos, decorações temáticas. Lembrando sempre que todas as dicas acima também são cruciais para a recepção da clínica de odontopediatria.

E aí, conte-nos: quais desses aspectos você já possui em sua recepção e quais você vai incluir para garantir a boa primeira impressão dos pacientes? Ah, vale ressaltar que o ideal é que haja harmonia entre a recepção e consultórios, ok? Assim tudo ficará ainda mais elegante e aconchegante.

Por fim, esperamos que este conteúdo tenha contribuído para que você possa saber quais as dicas seguir na hora de pensar na recepção da sua clínica. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, basta entrar em contato com a gente que te esclarecemos.

No mais, nos vemos por aqui em nossos próximos posts para que você possa acompanhar mais dicas e informações de empreendedorismo e saúde como essa.

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