Como fazer estabilização protetora em odontopediatria – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Manejo Comportamental

A técnica de “estabilização protetora” pode ser utilizada durante o atendimento odontológico de criança não colaboradora. Ela tem o objetivo de restringir fisicamente os movimentos impróprios do paciente infantil na intenção de viabilizar o tratamento odontológico com máximo de segurança possível.

Uma das alternativas para o atendimento de criança não colaboradora é a imobilização parcial ou completa da criança, chamada no meio científico como “estabilização protetora”.

A técnica tem o objetivo de restringir fisicamente os movimentos impróprios do paciente infantil na intenção de viabilizar o tratamento odontológico com máximo de segurança possível pois os movimentos podem ser perigosos uma vez que estamos utilizando instrumentais muitas vezes afiados, sendo que a estabilização pode ser realizada de forma parcial ou total.

Acessórios para estabilização protetora

Para aplicar a técnica de estabilização é comum utilizarmos acessórios próprios para este fim, como este de exemplo na imagem comercializado pela empresa Cutepaws.

estabilização-protetora

O profissional pode utilizar também mantas, lençóis ou adereços de imobilização, sendo que em alguns casos podemos contar com a ajuda dos pais/responsáveis, assim como da equipe odontológica.

Indicações da técnica de estabilização protetora

É importante salientar que a técnica não se aplica a todos os tipos de crianças. A literatura aponta que a técnica deve ser empregada em pacientes menores de três anos de idade, que não cooperam e possuem um grau mínimo de maturidade, naqueles com algum tipo de deficiência mental que também não colaboram, ou naqueles com alguma deficiência física que impossibilite o manuseio. Tendo-se em vista o intuito de minimizar possíveis riscos de acidentes durante o atendimento, além proporcionar um atendimento seguro e de qualidade.

A técnica ainda pode ser aplicada em crianças menores em situação de urgência odontológica, dispensando, assim, o uso da técnica de anestesia geral para um tratamento único e pontual. 

Aceitação e colaboração dos pais

É oportuno avaliar o nível de cooperação da criança antes de escolher qualquer que seja a técnica de manejo comportamental. E vale ressaltar a importância da participação dos pais no consultório odontológico durante o atendimento na primeira infância. Pois nessa fase o afastamento entre a criança e seus pais pode gerar angústia ou potencializar o medo, o que impede a cooperação e evolução das suas técnicas de manejo. 

A estabilização protetora será utilizada apenas em casos absolutamente necessários e sempre com consentimento dos pais/responsáveis da criança. 

Portanto, ao optar pela utilização da técnica, é de extrema importância ter em mãos um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos pais/responsáveis do paciente como forma de autorização.

Preencha os campos abaixo para baixar o termo de consentimento livre e esclarecido!

*Ao baixar o material você autoriza o envio de emails promocionais e divulgação dos cursos da Academia da Odontologia e seus parceiros, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento. Não se preocupe que não iremos encher sua caixa de spam!

Diante da avaliação clínica do paciente e indicação da técnica de estabilização protetora. É importante que o profissional disponha dos acessórios necessários e obtenha a aceitação dos pais diante do atendimento.

Não esqueça de acompanhar a Academia da Odontologia no Instagram também!

Por Carla S. Pereira.

Agregue valor às suas consultas! Aprimore-se com os planos anuais da Academia da Odontologia!

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181