Mantenedor de Espaço em Dentes Decíduos Posteriores - Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Mantenedores de espaço

A perda precoce de dentes decíduos é algo corriqueiro dentro da especialidade de Odontopediatria. Posso citar alguns motivos: pacientes sindrômicos, lesão cariosa não tratada, dente com tratamento endodôntico falho, falha na restauração e fratura da estrutura dental. O diagnóstico e tratamento precoce desses casos pode melhorar e muito a vida do paciente, inclusive evitando futuros tratamentos ortodônticos mais complexos e até mesmo grandes cirurgias invasivas, concordando com a autora Dra.Clarice S.Law que diz:

​​​​ “A perda prematura de dentes decíduos pode resultar na perda do comprimento do arco dentário e ter um efeito negativo na oclusão e alinhamento dos dentes, aumentando a necessidade de tratamento ortodôntico. O uso de mantenedores de espaço pode reduzir a gravidade de problemas como apinhamento, erupção ectópica, impactação dentária e má relação de molar.” Baixe o artigo na íntegra, clique aqui.

Com o objetivo de uma leitura simples, fácil e resolutiva para você que está lendo, deixo aqui alguns pontos importantes sobre o tema e passo a passo para instalação do mantenedor de espaço. Além disso, te convido a assistir o curso Mantenedores de Espaço na Dentição Decídua” da plataforma Academia da Odontologia e Orthopedlearning. 

Clique aqui e assista ao resumo sobre mantenedores de espaço com a Profa. Juliana

Quando colocar mantenedor de espaço na perda precoce do 1º molar decíduo?

Só é necessário instalar o mantenedor de espaço quando tem a perda do 1º molar decíduo quando os molares permanentes ainda não estão em oclusão. Uma vez que a criança já tem os molares permanentes encaixados e completamente irrompidos, não há necessidade da instalação do aparelho, pois não vai haver perda de espaço significativa. Na situação contrária, ou seja, molares permanentes não estão em boca ou estão em processo de irromper, há necessidade de colocar um aparelho que mantenha o espaço. Se for bilateral pode ser indicado o arco lingual, se for unilateral, pode ser o mantenedor individual. 

Exemplo da figura: perda precoce do dente 74 e não tem a presença do 36. Mantenedor de espaço utilizado da NuSmile.

Quando colocar mantenedor de espaço na perda precoce do 2º molar decíduo?

Ao contrário do que foi dito para a pergunta 1, o segundo molar decíduo não pode de maneira nenhuma ficar “sem ninguém”. Sendo um dente que guia completamente a erupção do primeiro molar permanente e que mantém o mesmo em posição, SEMPRE que há perda precoce do segundo molar decíduo, há necessidade de manter o espaço sim. 

Quais os mantenedores que eu utilizo para perda precoce de dentes decíduos posteriores?

Existem diversos modelos de mantenedores de espaço. Hoje em dia vejo duas possibilidades: você moldar o paciente, desenhar o que quer e mandar para o laboratório fazer e quando estiver pronto você instalar ou ter em seu consultório a caixa de mantenedores de espaço universal da NuSmile Brasil. 

Na opção de moldar e mandar para o laboratório, você deve ter em mente que perde duas consultas clínicas e que se já tiver extraído o dente na primeira consulta, corre-se grande chance de na instalação você ter que adaptar o aparelho, pois já perdeu um pouco de espaço.

Na opção de ter a caixa completa do Mantenedor de espaço universal da NuSmile Brasil (segue foto em anexo) você faz tudo em uma única consulta: extração, escolha da banda e cimentação. Não só otimiza o tempo de cadeira com uma criança difícil, por exemplo, como você não perde duas consultas.

Qual o passo a passo mais fácil para utilizar o mantenedor de espaço de dentes decíduos posteriores?

Te convido a assistir a seguir e ver um vídeo completo do passo a passo do mantenedor de espaço da empresa NuSmile comercializado já no Brasil pela empresa NuSmile Brasil. Clique aqui para assistir no YouTube.

Mas vamos lá ao passo a passo:

  • Escolha o tamanho da banda do tamanho do dente
  • Pegue um loop (curvado ou reto) e faça a medida na boca do paciente do espaço que precisa
  • Corte com um alicate de corte o excesso do tamanho (não esqueça que um aparte PRECISA ficar dentro do tube para então ser pressionado para fixar)
  • Use um calcador de banda para adaptar bem a banda na oclusal do dente
  • Remova a banda e conecte no loop que você cortou
  • Teste novamente na boca do paciente
  • Faça (ainda com a banda no dente) um clipe no tubo para que o loop não saia
  • Tire a banda da boca do paciente e use um alicate tridente para apertar nos dois tubos da banda e deixar o loop bem preso (faça o teste)
  • Faça isolamento relativo no dente que irá receber a banda
  • Adicione cimento de ionômero de vidro ao redor da banda
  • Encaixa no dente
  • Tire uma radiografia pós-instalação.

Até quando devo manter o mantenedor de espaço na boca do paciente?

Sempre digo que a Odontopediatria é uma especialidade de acompanhar todo e qualquer paciente até a sua fase adulta, por isso, não seria diferente quando iremos instalar um aparelho. Neste caso, é de extrema importância o mantenedor de espaço ser acompanhado radiograficamente e clinicamente até que o dente permanente irrompe no espaço que você manteve e imediatamente o aparelho seja removido. Caso contrário, pode trazer grandes prejuízos e seu trabalho não só foi em vão como também trouxe danos ao paciente.

Radiografias de controle são extremamente importantes para visualizar a adaptação do mantenedor de espaço assim como a erupção do dente permanente. 

Espero que tenha sido esclarecedor. Bons estudos e boas adaptações de banda!

Abraços,

Carla S. Pereira. 

Avatar photo

Carla Pereira

Graduada em Odontologia pela UFSC em 2009
Especialista em Odontopediatria - PUC/PR, 2011
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso, 2011
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC, 2015
Clínica Privada em Curitiba/PR desde 2009.
Presidente da ABOPED, Regional Santa Catarina 2017/2019.
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria desde 2015
IAPD Membro do board 2019/21, 2021/23, 2023/25 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria, 2015
Clinical Adviser NuSmile no Brasil, desde 2019
Co-Fundadora e Diretora Acadêmica da Academia da Odontologia, 2020
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - Caxias do Sul/RS desde 2022
Idealizadora do Estabilize, 2023
Fundadora, Membro e Secretária Financeira da SOBRASO

Fale conosco via whatsapp 48991699181