Esses e outros questionamentos são comuns no nosso dia a dia clínico no consultório de odontopediatria. E, pra falar bem a verdade, também é comum entre os adultos um questionamento sobre seus filhos, certo?
Este blog foi elaborado com carinho e com uma linguagem muito fácil tanto para vocês pais quanto para vocês Odontopediatras que ainda tem dúvida sobre Bruxismo em Odontopediatria.
Bruxismo é o “famoso barulho parecendo comer pedra” que algumas pessoas fazem durante o sono. Esse “ranger” (que logo mais você saberá que bruxismo não é quando tem barulho) é uma atividade muscular dos músculos da mastigação. Todos os músculos que fazem abertura, fechamento e lateralidade da boca que estejam em movimento sem a criança estar com eles em função. Exemplo: falando , deglutindo, cantando, falando. Esse “movimento” é regulado pelo Sistema Nervoso Central, consequentemente há um aumento da atividade do coração e dos neurotransmissores durante o bruxismo.
Então bruxismo não é só quando escutamos barulho? A resposta é NÃO! O bruxismo pode ser de APERTAMENTO ou de RANGIMENTO (barulho).
Além disso, ele pode ser Bruxismo em vigília, quando isso acontece durante o dia e/ou Bruxismo do sono, durante o sono.
Bruxismo só acontece durante à noite?
A resposta é não!
Bruxismo em vigília: Geralmente esse bruxismo é por apertamento ( mas sim, principalmente em pacientes com alguma deficiência, podemos observar o ranger). Para melhor diagnosticar este tipo de bruxismo, o ideal é prestarmos atenção nas crianças quando elas estão em atividades como jogar vídeo game, brincar de carrinho, estudar, desenhar. Observe se elas estão com a boca serrada, forçando. Se sim, muito possivelmente ela está fazendo bruxismo nestes momentos. Nestas situações, podemos considerar que é “consciente”, ou seja, se você perguntar para a criança neste exato momento, ela sabe que está apertando os dentes (encostando).
Bruxismo do sono: importante saber que este tipo de bruxismo é “inconsciente” e de fato acontece durante o sono. Este é o mais famoso tipo de bruxismo. E a criança faz isso a noite toda? Não, não o tempo todo e a noite toda, mas mesmo assim traz consequências sim.
A prevalência no Brasil é de que, relatado por uma revisão sistemática em 2022, é de bruxismo em vigília 20% e do sono 25%, ¼ da população.
Já na população de pacientes com deficiência aumenta bastante.
TDAH 57%
TEA 50%
S.Down 67%
PCD 68%
Lembrar também que não tem idade, então a criança pode ter só dente decíduo (Dente de leite) ou decíduo e permanente.
Criança tem Bruxismo?
Sim, com toda certeza SIM. Não depende da idade, sexo, raça. Todo e qualquer paciente pode ter este hábito. E falando na população infantil, que no caso quem irá ajudar o diagnóstico serão os pais, um artigo de 2019 fez uma pesquisa com os pais e resultou que mais de 55% dos pais não sabiam o que era bruxismo (320 pais). O bruxismo muda de regiões no Brasil e muda também conforme o conhecimento, ficando subdiagnosticada e isso pode ser muito grave pois o bruxismo tem várias consequências ao longo da vida da criança.
Esta parte é para os Odontopediatras: mesmo que os pais não tenham relatado a presença do bruxismo na sua primeira consulta (e até mesmo nos retornos), devemos fazer a anamnese específica voltado ao bruxismo. As seguintes perguntas podem te ajudar:
– Escutou rangimento à noite? (mas importante saber se dorme no mesmo quarto)
– Escutou algum barulho estranho?
– Dorme de boca aberta?
Escrito por Dra. Carla S. Pereira
Muitas vezes o pai não sabe pela palavra ” bruxismo” mas consegue relatar os sinais.