fbpx
×

Blog da Academia

Odontopediatria

        A odontologia infantil é uma área que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Isso porque as pessoas estão se preocupando devidamente com a saúde bucal das crianças. Desse modo, o número de profissionais nesse setor precisa estar preparado para atender essa demanda. A melhor alternativa para tal, é investir em especializações de qualidade.

        Portanto, o intuito deste post é te guiar pelas possibilidades existentes neste cenário. Veja como o conhecimento pode ser a chave para alavancar sua carreira na odontologia infantil.

O mercado de trabalho

        É comum os pais levarem suas crianças para se consultar com um profissional deste tipo. Isso porque um atendimento direcionado tende a ser mais efetivo. É de costume que o paciente fique um tanto ansioso com um primeiro contato.

        Dentro deste cenário, os responsáveis apostam em consultas periódicas. Dessa forma, é possível haver um processo de familiarização mais rápido. Esse simples fato já dá uma leve ideia de que essa área é sim promissora.

Quebrando barreiras com a odontologia infantil

        A área em questão demanda bastante esforço e resiliência. Isso é uma consequência do número alto de oportunidades dentro da mesma. Então, você como profissional, precisa buscar entender como lidar com esses pacientes da forma mais pedagógica possível.

        Dito isso, o atendimento pode dar mais trabalho que o normal. Afinal, estamos falando de crianças. Portanto, antes de tudo você precisa saber se de fato se encaixa no perfil exigido pela odontologia infantil.

        Obtendo uma resposta positivo, é hora de investir em conhecimentos e técnicas mais específicas. Lembre-se que toda e qualquer ação deve visar o bem-estar do paciente.

        Por isso, é interessante criar formas de entretenimento para ele. Assim, aquela sensação de medo vai ficando cada vez mais distante.

Oportunidades de atuação

        Muitos profissionais acreditam que a única opção dentro dessa área é montar um consultório e ser autônomo. No entanto, as coisas não funcionam bem assim.

        Existem diversos concursos disponíveis. Através deles, você pode atuar em escolas e periferias. Aqui, seu papel vai muito além de prescrever um tratamento. É sua função conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal.

        Além disso, você pode escolher trabalhar em um ambiente hospitalar. É possível integrar uma equipe multidisciplinar. Nesse caso, o profissional fica mais voltado para a atuação em procedimentos cirúrgicos.

Por que investir na área de odontologia infantil?

        Esse ramo é um dos mais importantes dentro da odontologia. É através dele que as pessoas são introduzidas aos protocolos de limpeza bucal. Então, além de cuidar, você vai trabalhar para prevenir complicações futuras.

        Isso sem falar no lado educativo da profissão. Desse modo, de um lado, você tem um conjunto enorme de oportunidades. De outro, é possível auxiliar os pacientes logo no começo de suas vidas.

Período de atendimento e capacitação

        Geralmente, você vai ficar acompanhando a criança por muito tempo. Por isso, é necessário se capacitar de forma constante. Isso inclui aprender novas técnicas e conceitos que foram surgindo dentro da odontologia infantil.

Se destacando nessa área

        Como foi dito, essa é uma área que abriga muitas oportunidades. No entanto, você precisa se destacar como profissional. Para isso, é necessário tomar algumas atitudes. Acompanhe quais são as principais logo abaixo.

Proporcione uma atitude acolhedora

        Sem um atendimento humanizado, dificilmente será possível conquistar uma criança. Portanto, entenda como funciona o tempo dela e transmita segurança sempre. Usar e abusar do lúdico na hora de aplicar intervenções é uma ótima ideia.

Prepara o consultório e todo o ambiente para seu público

        O consultório de um dentista não costuma ser um lugar agradável na visão dos pequenos. Então, busque formas de tornar o ambiente mais interessante para esses pacientes.

        Uma dica é deixar tudo bem colorido. O branco não é tão interessante aqui, por isso, aposte em tons que remetam uma sensação de alegria. Isso se aplica principalmente na sala de espera. Você deve tornar esse local divertido para a criança.

Use sempre os melhores produtos

        Materiais odontológicos serão então sua ferramenta de trabalho. Portanto, invista em produtos de qualidade. Desse modo, você garante que os tratamentos aplicados serão de fato eficazes.

        Agora, não pense que você precisa gastar uma quantia exorbitante para isso. Assim, o ideal é sempre traçar uma relação de custo x benefício. Afinal, o investimento deve ser dentro das suas atuais condições.

Mantenha-se atualizado sempre

        Conhecimento então é a chave do sucesso, nunca esqueça disso. Todos os dias surgem novos conceitos e técnicas diferentes. Você, como profissional, precisa estar ciente delas.

        Sendo assim, busque cursos e especializações que vão te deixar por dentro desse universo. Existem doenças que antes eram tratadas e uma forma, e hoje não mais. São essas mudanças que você deve conhecer. Isso vai garantir que seu profissionalismo seja reconhecido.

Formação específica é importante

        Um tópico extra ressaltando a importância de não cair na zona de conforto. Atualmente, existem diversas formas de aprender coisas novas. Dentro da odontologia infantil, isso faz toda a diferença.

Estude a concorrência

        Essa é portanto uma das tarefas mais importantes para se destacar nessa área. Veja o que seus concorrentes estão fazendo. Não ache que o intuito aqui é copiar ou algo do tipo. O objetivo é otimizar processos e atividades que vão melhorar o atendimento do seu paciente.

        Atender crianças não é algo simples. Portanto, toda e qualquer mudança dentro de um ambiente pode tornar tudo mais fácil.

Benefícios de se investir na odontologia infantil

        Ao longo dessa leitura, você já deve ter percebido que existem inúmeras oportunidades. Cuidar de pacientes pequenos pode te trazer realizações incríveis. Confira os principais benefícios que esse ramo proporciona.

Demanda constante

        Como dito acima, consulta periódica é uma forma de fazer a criança se acostumar com o loca. Portanto, nem precisa se preocupar com a falta de clientes. Essa é uma realidade muito improvável.

Realização financeira

        Não ache que essa área não é promissora falando no quesito financeiro. Se você almeja uma condição melhor nesse sentido, esse é o caminho perfeito.

        Por fim, isso é tudo que você precisa saber para se destacar em odontologia infantil. Lembre-se da importância de buscar especializações. Elas que vão guiar a sua jornada de sucesso.

 

Confira nossa assinatura de Odontopediatria e veja nossos planos anuais!

Não perca tempo e aprimore-se!

 

Academia da Odontologia

    Fale conosco via whatsapp 48991699181