Qualidade de sono e trauma dental, o que isso tem a ver? – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Odontopediatria

Todos nós sabemos a importância de uma boa noite de sono, quando pensamos em crianças, esse aspecto assume particular importância, principalmente se considerarmos que ¼ delas experimentam algum tipo de problema, como dificuldade para dormir, muitos despertam a noite e até a apneia obstrutiva do sono. Você sabe o que a qualidade de sono e o trauma dental tem a ver?

Nestes últimos tempos, a literatura está muito atenta a influência que a qualidade de sono tem na vida das crianças… Bruxismo, déficit de atenção, humor… Enfim, o sono exerce influência sobre o nível de atenção e habilidades motoras nas mais diversas esferas.

Mas será que aumenta a prevalência de trauma dental?

Pesquisadores brasileiros conduziram um estudo onde relacionaram o comportamento do sono de crianças de 8 a 10 anos e o trauma dental. Na população do estudo, a prevalência de trauma foi de 22%, sendo que maior entre as crianças que acordaram três a quatro vezes por noite, adormecem na cama dos pais, não estavam de bom humor ao acordar pela manhã, ficavam com sono para estudar e assistir TV e aqueles que relataram ter tido sonhos ruins.

Entre os 148 dentes examinados com sinais clínicos de trauma, a maioria era incisivo central superior e apresentou fratura de esmalte. Os meninos foram mais afetados, sendo que crianças com overjet acima de 3mm tiveram uma taxa de prevalência 1,66 vezes maior àquelas com overjet ≤ 3 mm. A prevalência de lesão dentária traumática foi 1,51 vezes maior entre as crianças com sonolência diurna. Sendo assim, os problemas de sono foram associados a uma maior prevalência de trauma dental entre as crianças.

O trauma dental tem uma rede etiológica complexa, engloba características individuais, bem como aspectos ambientais. Neste aspecto, o sono relacionado ao trauma dental vem como mais uma possibilidade de investigação para pesquisas, e assim fornecer dados clínicos, enquanto isso, seguimos atentos e orientando a qualidade do sono, com mais esta associação relatada.

Referência: TODERO SRB, et al. The association of childhood sleep problems with the prevalence of traumatic dental injury in schoolchildren. Dent Traumatol. v. 35, n. 1,  2019. doi: 10.1111/edt.12448.

Por Carla Pereira

Confira nossos planos anuais e veja o curso de Trauma em Dentes Decíduos ministrado pela Dra. Mariane Cardoso!

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181