Cerca de 60% dos pais não sabem o que é o bruxismo do sono
×

Blog da Academia

Bruxismo

Você sabia que cerca de 60% dos pais não sabem o que é o bruxismo do sono? E quando chegam no consultório, não sabem responder as perguntas feitas pelo odontopediatra.

Pesquisadores das Universidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão, Amazonas e Goiás fizeram um estudo multicêntrico transversal com 1325 pais de crianças com objetivo de investigar o conhecimento dos pais sobre bruxismo do sono entre seus filhos. Os pais responderam questões sobre o sono da criança, conhecimento sobre bruxismo do sono e sua ocorrência entre crianças e pais.

O que vamos abordar:

Resultado da pesquisa de bruxismo do sono

Como resultado, os pesquisadores destacaram que a maioria dos pais (57,3%) não sabiam o que era o bruxismo do sono e 88,9% gostariam de receber mais informações a respeito. Este dado nos revela a importância de identificar os fatores associados ao bruxismo infantil na consulta odontológica a fim de realizarmos um correto diagnóstico, assim como orientar devidamente os pais quanto a higiene do sono.

Quando o profissional informa aos pais em relação a algo que ainda é desconhecido para eles, o cirurgião dentista mostra conhecimento e consequentemente valoriza sua consulta. Além do que, as orientações em relação a higiene do sono podem contribuir para a qualidade de vida e qualidade do sono da criança.

Leia também: O papel do sono no desenvolvimento infantil

bruxismo do sono

Um resultado do estudo citado também bastante interessante é relacionado com a prevalência do bruxismo do sono. Os pais que sabiam definir o bruxismo do sono, relataram uma maior prevalência quando comparado aos pais que não sabiam definir o bruxismo do sono. Este dado nos leva ao seguinte questionamento, será que os pais dos nossos pacientes sabem realmente responder a famosa pergunta seu filho faz bruxismo?.

Provavelmente não. Às vezes perguntamos aos pais se seu filho faz bruxismo, mas grande parte desses não sabem identificar o que é bruxismo e portanto, não sabem responder essa pergunta com clareza. Estes resultados nos sugerem o viés de informações que podemos assumir, quando não oferecemos aos pais ou cuidadores informações sobre o assunto abordado.

Leia também: 3 passos que não podem faltar na consulta inicial para o diagnóstico do bruxismo infantil

Podemos perceber, que sem um conhecimento prévio, muitas vezes podemos perder informações relevantes na anamnese. Neste contexto, fica o alerta para nós dentistas, sobre a importância de compartilhar o conhecimento, para assim obter informações de maior qualidade, e com isso fazer um diagnóstico mais confiável e seguro 😉

Para saber mais sobre os fatores associados ao bruxismo infantil acesse nosso e-book clicando no link abaixo e aprimore o seu diagnóstico.

Abraços e até a próxima!

Referência:
Prado, I. M et al. Knowledge of parents/caregivers about the sleep bruxism of their children from all five Brazilian regions: A multicenter study. Int J Paediatr Dent. v. 29, n. 4 p. 507-523, Jul, 2019. doi: 10.1111/ipd.12486.

Por Juliana Pereira.

Confira os planos anuais e não perca tempo, aprimore sua consulta clínica!

Encontros semanais com diversos assuntos, professores convidados e materiais complementares disponíveis depois da aula. Tudo isso espera você nos planos Premium e Plus da Academia da Odontologia!

Academia da Odontologia Suporte técnico

Especialista e Mestre em Ortodontia - UFSC/SC
Doutoranda em Odontologia - UFSC/SC
Membro da Associação Brasileira de Ortodontia - ABOR
Membro da World Federation of Orthodontics - WFO
Professora da Especialização em Odontopediatria - ABCD/ Florianópolis
Professora da Especialização em Ortodontia - ABCD/Florianópolis
Clínica Privada em Florianópolis/SC

Fale conosco via whatsapp 48991699181