Cálculo da dose para anestésicos locais em odontopediatria – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Anestesia

Após entender quais são as principais drogas e seus efeitos, o odontopediatra deve realizar o cálculo da dose preconizada do anestésico local de forma individualizada, considerando o sal anestésico escolhido, o agente vasoconstritor e o peso da criança. Por isso, aqui vou conversar sobre o cálculo da dose para anestésicos locais em odontopediatria.

Cálculo da dose de anestésico local 

Diante da necessidade de realizar procedimento de anestesia local em criança, o cálculo da dose do anestésico local deve ser realizado, sendo que o peso da criança é um dos critérios importantes a serem considerados, embora muitas vezes seja negligenciado por alguns profissionais. É imprescindível que o profissional saiba a quantidade máxima de droga que pode ser injetada a fim de evitar eventuais intercorrências relacionada doses elevadas do sal anestésico.

Para saber mais sobre os tipos de anestésicos locais e seus principais efeitos clique aqui!

O fato é que a criança “não é um adulto pequeno” e, portanto, o cálculo da dose é fundamental e deve ser realizada levando em conta o peso da criança. Algumas vezes, o profissional, a fim de evitar a super dosagem, comete o erro de aplicar uma subdose, que acaba não atingindo o silêncio operatório suficiente para permitir ausência da dor durante o procedimento.

Cada sal anestésico possui uma dose máxima por kilo recomendada. Além da dose máxima, o odontopediatra deve observar a dosagem total máxima, ou seja, a dosagem que mesmo independente do peso não pode ser ultrapassada.

Observe a tabela abaixo.

Cálculo da dose para anestésicos locais em odontopediatria

A dosagem da lidocaína e mepivacaíana por exemplo é de 4,4 mg/kg. Portanto, observe agora a articaína, em que a dose aumenta para 7 mg/kg, enquanto, que a prilocaína, que é menos usada em odontopediatria, apresenta dose de 6 mg/kg.

Na segunda coluna da tabela, você pode perceber a dose máxima que pode ser aplicada em uma única consulta, isso significa que quando você for calcular a quantidade ideal do sal anestésico, independente do peso da criança, este limite não por ser ultrapassado em cada consulta. 

Na tabela abaixo você pode observar os principais pesos das crianças arredondados e os anestésicos com o cálculo pronto para facilitar o seu dia a dia!

Cálculo da dose para anestésicos locais em odontopediatria

Nesta tabela você consegue observar o quanto você pode utilizar de cada sal anestésico em relação ao peso da criança.

Vamos entender um pouco melhor…

Considerando os dados apresentados na tabela, a lidocaína a 2% com epinefrina 1 para 100 mil é o sal anestésico de seleção para as crianças até 3 anos sem nenhum comprometimento. A dose máxima que pode ser utilizada de acordo com a tabela é de 4,4 mg/kg. Logo abaixo a tabela apresenta a dosagem da droga presente em cada tubete, isso quer dizer que dentro de um tubete a gente tem 36 mg de anestésico. 

Portanto, vamos supor que a criança tenha 10 kg, eu vou multiplicar 10 por 4,4 que é a dose máxima, totalizando 44 mg. Nessa situação eu divido esse valor por 36 que é a quantidade de anestésico que eu tenho no tubete, obtendo um total de 1,2 tubetes. Nessa situação clínica, sugere-se que a quantidade seja arredondada para menos, ou seja 1. 

No rodapé da tabela tem uma observação sobre a dosagem absoluta, isso quer dizer que em uma consulta eu não devo exceder a dose total. No caso específico da lidocaína, a quantidade máxima é de 300 mg. Portanto, além do peso do paciente, nunca deixe de considerar a dose máxima de cada droga antes de realizar o procedimento em si.

Espero que tenha ficada claro a importância do cálculo de dose do anestésico local em odontopediatria, assim como seu cálculo.

Caso queira receber as tabelas citadas acima em uma melhor qualidade diretamente no seu e-mail, preencha o formulário abaixo!

*Ao baixar o material você autoriza o envio de e-mails promocionais e divulgação dos cursos da Academia da Odontologia e seus parceiros, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento. Não se preocupe que não iremos encher sua caixa de spam!

Nos acompanhe também no Instagram e no YouTube!

Abraços!

Por Carla S. Pereira.

Todos possuem aquele caso clínico que temos dificuldades, certo? O private class está aqui para ajudar você!

Confira também nossos planos anuais de odontopediatria que comtemplam o curso de anestesiologia aqui na Academia!

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181