Tudo sobre Cariostático – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Cariostático

Todos sabemos o benefício do cariostático na paralisação das lesões de cárie, mas a minha pergunta é: será que a aplicação do cariostático interfere na incidência de novas lesões de cárie em crianças? Antes de respondermos essa pergunta, vamos entender alguns pontos importantes sobre o uso do diamino fluoreto de prata:

O que é cariostático?

O cariostático é um líquido incolor que contém prata e flúor como principais ingredientes. É relativamente barato, fácil de usar, indolor pro paciente e minimamente invasiva, tem pH 10 (básico), e normalmente vem com 38%.

O que é aplicação de cariostático?

A aplicação do cariostático nada mais é que colocar o liquido em contato com a lesão (claro, utilizando o protocolo passo a passo e seguir rigorosamente).

Quais os benefícios da aplicação?

O beneficio inicial, ou seja, quando ele surgiu, era e continua sendo) tratar a sensibilidade dentinária, além disso, ele tem a vantagem de paralisar a lesão cariosa já em dentina.

Como fazer aplicação de cariostático?

Dependendo da marca existe um protocolo específico, porém é unanime os passos: proteção do tecido mole, profilaxia do dente, aplicação do produto e lavar o excesso.

Quais materiais usar na aplicação?

Podemos listar aqui alguns materiais que não podem faltar (já que cada profissional tem sua rotina e já está acostumado com seus materiais): material para profilaxia, vaselina para proteção dos tecidos moles, EPIs para o paciente (óculos e avental), algodão e sugador de isolamento relativo, microbush e dappen de plástico.

Como a aplicação do cariostático pode paralisar lesões?

O mecanismo de ação do material é que o torna tão especial. Além de conter flúor, ele contém amônia, e a amônia é a responsável por manter estável a alta quantidade de flúor suspensa na água. O flúor, assim como sabemos no verniz fluoretado, ajuda a remineralizar o dente, mas a prata que contém no cariostático é antimicrobiano, mata bactéria que contém no biofilme formado no dente; então quando você aplica o diamino, ele penetra na estrutura dental. Falando em esmalte, ele penetra em torno de 25 micrometros, quando falamos em dentina ele penetra mais de 200 micrometros. Quando ele penetra no dente, ele ajuda a aumentar a resistência contra ácidos que ataca o dente, ajuda evitar a dissolução das proteínas e contém uma alta quantidade de flúor.

Quais outros benefícios da aplicação de cariostático?

Entre os demais benefícios que a aplicação do cariostático pode oferecer, podemos citar:

  • A redução da sensibilidade dentinária,
  • A possibilidade do cirurgião dentista oferecer um tratamento efetivo com baixo custo a seu paciente,
  • A possibilidade de tratamento em pacientes de difícil manejo sem procedimentos com barulho ou demorados.

Se interessou pelo uso do cariostático? Acesse o Blog Diamino Fluoreto de prata: 10 dicas para aplicação do cariostático para ler um pouco mais!

A aplicação do cariostático ajuda a inibir o aparecimento de novas lesões de cárie?

Para responder essa pergunta, pesquisadores do Rio de Janeiro conduziram uma revisão sistemática afim de comparar o efeito do uso do diamino fluoreto de prata (DPF) com placebo, verniz fluoretado e CIV.

Com os resultados das buscas, 915 participantes foram incluídos, a partir quatro estudos. Dois estudos que compararam DFP com nenhum tratamento, um comparou DFP com placebo e verniz de flúor e outro comparou DFP com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade.

O DFP teve um desempenho significativamente melhor que o verniz aos 18 e 30 meses de acompanhamento e o CIV teve um desempenho melhor que o DFP aos 12 meses de acompanhamento, embora essa diferença não tenha sido estatisticamente significativa.

De acordo com os pesquisadores, quando o DFP é usado para deter lesões de cárie em dentes decíduos, também fornece um benefício anticárie para toda a dentição e que na concentração de 38% diminuem em 77% o desenvolvimento de novas cáries em crianças tratadas em comparação com crianças não tratadas.

A incidência de cárie após aplicações trimestrais de DFP era significativamente menor do que após aplicações anuais, mas não significativamente diferente da incidência de cárie após aplicações semestrais. Ou seja, para nossa rotina clínica, ao decidir por tratamento com o uso do cariostático, aplicações semestrais (2x ao ano) parecem efetivas para controlar a incidência de cárie.

Outro ponto é se é necessário ou se tem realmente algo algum benefício a combinação de verniz + cariostático: chegaram à conclusão que não é necessário combinar aplicações de DFP e verniz no mesmo paciente.  

Mesmo não elucidado o mecanismo pelo qual o DFP impede o desenvolvimento de novas lesões de cárie, estudos laboratoriais demonstraram que há formação de uma camada protetora insolúvel de cloreto de prata e fosfato de prata, que causa a diminuição da perda de cálcio e fósforo do esmalte desmineralizado e da dentina.

Qual a aplicação clínica desta informação?

Embora muitos materiais prometam estabelecer um controle anticárie, temos limitadas opções fora do contexto do flúor. O diamino fluoreto de prata, atua como um poderoso material no combate a cárie, com a filosofia da mínima intervenção, no contexto da dificuldade de controle da doença, principalmente em bebês, crianças com dificuldade de acesso e comportamento.

Portanto, é importante lembrarmos que os artigos da literatura e evidência científicas nos guiam e orientam para um melhor entendimento e melhor decisão nos tratamentos. Por isso, reúna o maior número de evidências, tenha a sua experiência clínica como aliada, e o mais importante, considere os aspectos individuais de cada paciente, só assim teremos o sucesso clínico esperado.

Se interessou pelo uso do cariostático? Acesse o Blog Diamino Fluoreto de prata: 10 dicas para aplicação do cariostático para ler um pouco mais!

1 Oliveira, B. H, et al. The Effect of Silver Diamine Fluoride in Preventing Caries in the Primary Dentition: A Systematic Review and Meta-Analysis. Caries Res. v. 53, n. 1, p. 24-32, jun 2019.  doi: 10.1159/000488686

Por Carla S. Pereira

Aproveite e confira nossos planos anuais em que o curso online sobre o uso do cariostático em odontopediatria esteja incluso!

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181