Especialização em Odontopediatria – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Odontopediatria

Se você quer ingressar em uma nova área da odontologia, confira agora as vantagens da especialização em odontopediatria. O tratamento odontológico para crianças é essencial e uma área muito promissora para profissionais da área. Mas, por exigir cuidados maiores do que o tratamento em adultos, é importante investir em uma especialização em odontopediatria.

Contudo, alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre essa área e nos efeitos que uma especialização pode trazer a sua carreira e futuro profissional. Será que vale a pena o investimento para iniciar nessa nova área da odontologia?

Então, para te ajudar, preparamos esse material que explica a odontopediatria, as vantagens da especialização e quais ações são essenciais para atender crianças e garantir a saúde bucal dos pequenos. Acompanhe!

especialização em odontopediatria

O que é odontopediatria?

Primeiro, vamos entender a fundo o que é a odontopediatria. Trata-se, portanto, de uma especialidade da odontologia, especificamente dedicada aos cuidados e tratamentos dos hábitos saúde de crianças, desde os primeiros dentes, até a adolescência.

O foco principal da odontopediatria é garantir a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis para a criança, e que sejam mantidos ao longo da vida. Por isso, além de falar com as crianças, os profissionais precisam ter técnicas para ensinar os hábitos saudáveis aos pais.

É importante que os pais conversem com o profissional sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido. Dessa forma irá ajudar a criança a lidar com o medo e permitir que o tratamento seja feito da melhor maneira possível.

Como deve ser feito o manejo da criança com a especialização em odontopediatria?

O profissional que passa por uma especialização em odontopediatria, garante conhecimentos e técnicas comportamentais para lidarem com diferentes atitudes das crianças.

Isso porque, certas condutas podem impedir ou dificultar a realização dos procedimentos necessários. Por isso, aprender sobre o manejo da criança no consultório odontológico é tão importante e determinante para o sucesso do tratamento infantil.

É importante garantir boa comunicação e uso apropriado de instruções com a criança, que gerem segurança, mas que sejam eficazes independente do seu comportamento.

Algumas técnicas são importantes e podem ajudar na hora de consultar crianças. Antes de entender de fato a importância da especialização em odontopediatria, veja algumas técnicas que você aprenderá a fundo em uma especialização.

especialização em odontopediatria

Técnicas no manejo da criança no consultório

  • Comunicação: é importante na odontopediatria em relação aos comportamentos esperados da criança. Por isso, ao longo dos procedimentos deve-se manter um diálogo, por exemplo: “Abra bem a boca para que eu possa ver todos os seus dentinhos”.
  • Pré-visita positiva por imagens: nessa técnica é válido mostrar imagens positivas sobre as consultas, que incentivem os cuidados bucais.
  • Diga-mostre-faça: você irá perceber que é essencial explicar verbalmente os procedimentos para a criança numa linguagem adequada. Então, é precisa falar e fazer, sem desviar do acordado.
  • Controle de voz: controle sua voz, para se manter calmo, confiante e agradável. Alterações no tom podem gerar medo na criança.
  • Comunicação não-verbal: essa técnica envolve o reforço do comportamento esperado por meio de postura, expressão facial e linguagem corporal para obter a atenção e a colaboração do paciente.
  • Reforço positivo e elogio descritivo: todos nós somos incentivados por reforços positivos. Então, elogios devem ser sempre descritivos, enfatizando de modo específico os comportamentos cooperativos, como por exemplo: “obrigada por ficar sentado quietinho”.

Bacana, não é mesmo? Essas são apenas algumas das técnicas que você recebe, junto a uma infinidade de conhecimento específico na especialização em odontopediatria, para se tornar um bom profissional.

Vantagens da especialização em odontopediatria

Agora sim, chegamos ao ponto chave desse artigo!

Para te mostrar o quanto é essencial se especializar em todas as áreas, mas em especial em odontopediatria, iremos te apresentar as maiores vantagens desse investimento para o seu currículo e futuro profissional.

1. Aprofundar os conhecimentos

A primeira e maior vantagem é se aprofundar na odontopediatria. Isso porque, assim como acontece nos demais bacharelados da área da saúde (Medicina, Fisioterapia, Nutrição etc.), você tem uma formação generalista, estudou de forma abrangente todas as áreas. Mas, para cuidar da saúde infantil, será necessário todo conhecimento possível.

Isso só é possível alcançar ao realizar uma especialização, que é o curso que vai proporcioná-lo não só o saber teórico, mas principalmente o conhecimento técnico com o seu público.

2. Ficar por dentro de novas tecnologias

O mundo está sempre se atualizando, novas tecnologias surgem diariamente, principalmente quando se tem como foco as crianças. Então, se você não quer ser aquele “velho dentista” que sabe o básico e usa das mais antigas tecnologias, precisa se especializar.

Dessa maneira, é possível atualizar aqueles itens que estão obsoletos, reduzir custos com manutenção e troca de peças e equipar o seu consultório com ferramentas modernas que facilitam o seu trabalho.

3. Adquirir noções de gestão de espaços clínicos

Uma especialização em odontopediatria é bastante útil para quem não quer ser contratado por hospitais e centros de saúde, mas sonha em empreender e ter seu próprio negócio.

Isso porque, especializações além de te darem noções técnicas da área, te entregarão noções necessárias para a administração desses espaços, aprendendo a gerenciar equipe, finanças, logística, processos internos, entre outros.

4. Ampliar a sua rede de contatos

Outro grande benefício de fazer uma especialização para atender crianças em seu consultório odontológico é a possibilidade de conhecer outros profissionais que estão atuantes no mercado e, com isso, colocar em prática o seu networking.

5. Valorizar a sua trajetória profissional

Além das vantagens já citadas, uma especialização agrega valor ao seu currículo, mostrando que você é um profissional capacitado, que se preocupa em se manter antenado às demandas do mercado odontológico e que realmente valoriza o próprio aprendizado.

Isso te coloca em posições superiores a outros profissionais e garante a confiança dos pais em seus serviços. Com certeza um pai quer o melhor ao seu filho. Entre um profissional especializado e um com aprendizado generalizado, ele escolherá aquele que se aprofundou na área.

Agora que você já sabe o quão importante é investir em uma especialização em odontopediatria, é hora de começar a sua. Veja as possibilidades e se especialize. Vale lembrar que existem diversos cursos na área para escolher e garantir a potencialização de suas habilidades.

Confira também o canal do YouTube da Academia da Odontologia, postamos vídeos semanalmente!

Confira os planos anuais Premium e Plus e tenha acesso a Private Class, curso novo todo mês, aulas ao vivo semanais e muito mais!

Fale conosco via whatsapp 48991699181