×

Blog da Academia

Odontopediatria

Nem sempre sabemos como ensinar para uma criança bons hábitos bucais infantis, por esse motivo este post tem o intuito de repassar dicas de como ensinar higiene bucal infantil e aprender formas dinâmicas e divertidas para ensinar esses cuidados a crianças.

O que vamos aprender?

Temos evidências científicas na literatura que dentes fortes e saudáveis na vida adulta dependem de bons hábitos bucais infantis. Mas, nem sempre é uma tarefa fácil ensinar costumes adequados às crianças e garantir que elas cumpram os ensinamentos. Como os pequenos ainda não possuem discernimento o suficiente para entender as consequências de não cuidar dos dentes e alguns até acham uma tarefa chata, é preciso ter “jogo de cintura” para orientar.

Sendo assim, preparamos um conjunto de dicas que você, odontopediatra, pode ensinar aos pais de seus pacientes para aplicarem no dia a dia das crianças e assim, juntos, garantirem uma boa higiene bucal infantil.

O que as crianças precisam aprender sobre hábitos bucais infantis?

Bom, o primeiro passo é entender o que as crianças precisam aprender para manter um bom hábito bucal. Nesse caso, é preciso ensinar:

  • Manter rotina de escovação por pelo menos três vezes ao dia e após refeições, usando creme dental com quantidade certa de flúor para realizar a remoção das placas bacterianas;
  • Fazer uso diário do fio dental para remover a placa que fica alojada entre os dentes e abaixo da gengiva, ajuda a não gerar tártaro e cáries devido resíduos alimentares;
  • Manter alimentação equilibrada, sem muito açúcar ou amido, já que produzem os ácidos da placa que causam cáries e prejudicam a saúde bucal da criança;
  • Ir ao dentista regularmente para exames regulares e cuidados profissionais.
hábitos bucais infantis

4 dicas para ensinar bons hábitos bucais infantis

Sabemos que a responsabilidade dos pais em ajudar na higiene bucal infantil e aplicar boas práticas em casa é grande. Mas, os odontopediatras também precisam aprender a levar essas informações aos responsáveis, para que o trabalho conjunto traga resultados.

Acima você viu o que as crianças precisam aprender, veja agora quais dicas dar aos pais e mães de como fazer esses ensinamentos sobre os cuidados com a saúde bucal de crianças!

1 – O bom exemplo é essencial

Nada convence mais uma criança do que um bom exemplo. A melhor forma dos pais ensinarem a saúde bucal aos pequenos é dando exemplo. Sendo assim, é importante orientar que a escovação e uso do fio dental seja feito sempre que possível na presença da criança.

Fazer comentários divertidos, dançar e sorrir enquanto pratica a escovação são formas de atrair a atenção da criança e fazê-la ter interesse na ação. Lembrando que, a escovação deve ser iniciada a partir do surgimento dos primeiros dentinhos, com escovas especiais orientadas por odontopediatras.

Além disso, é importante os pais evitarem consumos que prejudicam a saúde bucal na frente dos filhos como cigarro, bebida alcoólica e alimentação inadequada.

2 – Crie rotinas de cuidados

A família é a primeira instituição social em que somos inseridos e é nela que aprendemos rotinas que levaremos para a vida adulta. Sendo assim, é importante criar uma rotina de cuidado com a saúde bucal infantil.

Desde quando surgirem os primeiros dentes, adicione dois objetos no dia a dia da criança: escova de dentes e fio dental. Os pais devem usar o fio dental nos dentes dos filhos pelo menos 1 vez ao dia e fazer a escovação pelo menos 3 vezes.

Confira o curso de cariologia que oferecemos nos planos anuais!

Assim, a rotina será entendida pela criança e levada por anos até a vida adulta, garantindo a saúde bucal!

hábitos bucais infantis
3 – Crie metas e prêmios

Sabe aquelas brincadeiras de usar estrelinhas para chegar a uma meta e ganhar um prêmio? Com crianças maiores, que já possuem algum entendimento, essa estratégia funciona de forma legal.

O interessante é tornar todo o processo divertido, engraçado e prazeroso para que consiga fazer as crianças repeti-lo. Sendo assim, converse e crie estratégias de premiação para animar os pequenos.

Alguns exemplos são: Juntar estrelas em cada escovação e quando alcançar uma quantidade “x”, a criança tem direito a um presente ou passeio de sua escolha. Caso esqueça de escovar ou não queira, perde estrelas.

Brincadeiras assim, parecem até serem bobas, mas acreditem, elas trabalham o psicológico das crianças para ajudá-las a assimilar a necessidade de manter o hábito de cuidado com os dentes.

Se você é pai ou responsável, aplique e veja os resultados. E se for profissional de odontopediatria, oriente esse tipo de brincadeira aos seus pacientes!

4 – Não gere medo do dentista

A primeira visita de uma criança ao dentista deve acontecer quando ela tiver 1 ano de idade e a repetir a cada 6 meses. Essas visitas irão garantir um crescimento saudável dos dentes e boa saúde bucal.

Mas acontece que muitas crianças acabam com medo do dentista por inúmeras razões. Então, ensine os pais a incentivarem as crianças e mostrarem que é importante e interessante ir ao dentista.

Evite gerar medo nas crianças e falar mal de consultórios que assim, a criança irá manter a rotina de visitas e garantir sua saúde bucal!

Como você viu, ensinar higiene bucal infantil pode ser dinâmico e divertido, mas é preciso orientar pais e responsáveis para desenvolverem boas práticas no dia a dia. Com as dicas, fica mais fácil orientar as crianças e fazer com que elas cumpram as ações.

Agora que chegou até aqui, tem as dicas corretas para repassar esse conhecimento durante seus atendimentos. Aproveite e veja todos os nossos conteúdos, pois terão muito a ensinar!

Confira o Instagram e o YouTube da Academia!

Confira os planos anuais Premium e Plus e tenha acesso a Private Class, curso novo todo mês, aulas ao vivo semanais e muito mais!

Academia da Odontologia

    Fale conosco via whatsapp 48991699181