fbpx
×

Blog da Academia

Odontologia do esporte

         A odontologia esportiva tem sido uma área cada vez mais procurada. Muitos atletas buscam um tratamento mais específico, em busca de efeitos mais promissores. Desse modo, é importante que se tenha mais profissionais trabalhando nesse ramo. No entanto, é necessário saber investir para garantir que o negócio se consolide. Portanto, o intuito deste post é te ajudar nesse processo. Aqui, você vai ficar por dentro de tudo sobre o assunto. ] Conheça as melhores dicas para criar um empreendimento de sucesso.

01. Estar ciente do seu papel como profissional

         Essa é a primeira coisa que você precisa se atentar. Entender como seu trabalho impacta um indivíduo. Então, seu papel é realizar um serviço preventivo com esse público. Isso vale tanto para atletas profissionais quanto amadores. Para isso, você deve sempre levar em consideração diversos pontos.

         O principal deles é a particularidade fisiológica de cada esporte. Também, suas regras e modalidades precisa ser de seu conhecimento. É uma forma de direcionar seu trabalho e melhorar a performance do atleta. Portanto, isso só será possível se você, como profissional, souber bem quais são suas funções dentro desse contexto.

odontologia esportiva

02. Especialização e conhecimento

         Sem conhecimento ninguém prevalece. A odontologia esportiva é uma área que requer muito estudo e pesquisa. Isso porque se está atuando em conjunto com um indivíduo que usa seu corpo como ferramenta de trabalho. Desse modo, é necessário estar sempre se atualizando sobre novas técnicas. Hoje, existem diversos cursos que podem proporcionar isso.

         No entanto, você precisa ser bem criterioso na escolha do conteúdo que consome. Afinal, ele irá ditar como será seu serviço na prática. Assim, busque investir em cursos que já são consolidados. Isso garante que seu dinheiro será gasto com material de qualidade.

03. Odontologia esportiva: investir em tecnologia

         A tecnologia tem sido uma grande aliada para essa área. Com ela, você consegue prever a eficiência de certos tratamentos para um atleta.  O chamado “fluxo digital” pode fazer com que seu trabalho seja otimizado de diversas formas. O diagnóstico se torna mais simples. Então, o uso de tomografias computadorizadas e radiografias te ajudam a visualizar uma lesão com mais nitidez. Isso sem falar que você pode planejar intervenções com mais precisão.

         Além disso, a fabricação de protetores bucais é uma das grandes apostas dentro dessa área. Diversos atletas lesionados precisam usar essa ferramenta como forma de tratamento. Desse modo, você consegue usar a tecnologia de escaneamento para ajudar nessa parte. Em resumo, a tecnologia é fundamental para obter sucesso nessa profissão. Portanto, é necessário saber manuseá-la corretamente e de maneira inteligente.

04. Escolher um bom nicho

         A odontologia esportiva é uma área que possui muitos nichos. Nem sempre um profissional precisa atuar em todos eles. Por exemplo, alguns trabalham com crianças atletas. Inclusive, a odontopediatria tem uma demanda de especialistas cada vez maior. Às vezes, a especialização é muito mais vantajosa para firmar uma carreira. Por isso, é fundamental que você entenda quais os nichos dentro desse ramo. Em seguida, escolha para qual deles que voltar seu trabalho.

05. Odontologia esportiva: fazer um bom marketing

         Investir em qualquer área hoje requer um bom conhecimento sobre marketing. Você precisa fazer com que as pessoas conheçam sua profissão e o que ela é capaz de fazer. Nesse caso, os atletas devem ser seu foco. Portanto, é interessante criar estratégias para esse público. Isso principalmente se você pensa em montar um negócio próprio. O marketing te ajuda a conseguir clientes. O mais legal é que existem diversas formas de fazer isso dentro desse conceito. Portanto, é essencial que você o aplique no intuito de alavancar sua carreira.

06. Adquirir bons contatos

         É muito difícil crescer em um mercado competitivo sozinho. Os contatos profissionais podem ser a chave para que você consiga tornar seu trabalho conhecido. Por essa razão, busque conversar e interagir com pessoas da mesma área. Ainda, busque formas de ser visto. Uma dica é fazer cursos, frequentar congressos e por aí vai. Nesses ambientes só terá profissionais do ramo. É uma ideia que esse grupo se apoie e seja capaz de crescer junto dentro da odontologia esportiva.

odontologia esportiva

07. Ser capaz de inovar no seu ramo

         A mesmice não é algo que você deva almejar. Como dito acima, essa área vem ficando muito popular. Isso significa que a zona de conforto irá fazer com que seu trabalho não seja destacado. Pelo menos não na frente de outros que buscam inovar. Esse conceito está diretamente atrelado à necessidade de buscar conhecimento. Existem técnicas que hoje são eficazes.

         No entanto, em poucos anos, pode ser que apareçam outras ainda melhores. Seu trabalho como profissional é se atualizar sempre. Assim, essa é uma tarefa bastante árdua. Porém, o resultado sempre compensa o esforço.

08. Odontologia esportiva: conhecer o mercado de trabalho

         O dentista que trabalha nesse setor, está apto para atuar em qualquer local que apresente uma atividade esportiva. Então, pode ser na prevenção de complicações ou no tratamento de lesões já consolidadas. Não é novidade que cada vez mais pessoas estão buscando praticar esportes. Você precisa ver isso como uma oportunidade. É aí que entra a importância de fazer um levantamento de mercado. Assim, delimite o território onde quer trabalhar. Em seguida, veja quantos centros esportistas e clubes existem no local. A odontologia do esporte é promissora. Isso principalmente para o profissional que sabe se planejar.

09. Entender bem sobre as principais demandas dos atletas

         Os esportistas precisam manter a homeostase do organismo como um todo. No caso, a boca também não fica de fora. Afinal, alterações nessa área são capazes de afetar outros locais. É por isso que o trabalho preventivo é tão importante para os atletas. Além disso, existem inúmeras doenças que podem comprometer o treinamento desses profissionais. Isso principalmente quando se fala em esportes individuais, onde a substituição do indivíduo não é possível. Então, sem dúvidas o trabalho do dentista é fundamental.

Por fim agora você sabe tudo o que precisa fazer para investir em odontologia esportiva.

Agora é sua vez. Busque se especializar e criar estratégias para se destacar no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre odontologia do esporte?

Veja nossos planos anuais que incluem nosso curso online e aprenda a confeccionar seu próprio protetor bucal.

Academia da Odontologia

    Fale conosco via whatsapp 48991699181