Termo de Consentimento – Cariostático – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Cariostático

Sabe-se que uma das desvantagens do diamino fluoreto de prata é a coloração escura dos dentes após sua aplicação. Devido à deposição de íons prata na superfície do dente onde há lesão cariosa, a região fica escurecida. Portanto, em virtude disso, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido se faz necessário quando optamos pelo uso do cariostático.

termo de consentimento cariostático

Estudos têm mostrado que alguns pais não ficam satisfeitos com a coloração escura consequente à aplicação do cariostático, não autorizando a realização do procedimento. Por outro lado, alguns pais já preferem o uso do diamino como opção de tratamento, mesmo que o dente fique com aspecto escurecido ao invés de submetê-los a tratamento com sedação em ambiente hospitalar.

Confira também o e-book 10 dicas sobre aplicação do cariostatico!

Alguns autores buscam responder se a pigmentação escurecida é realmente relevante para os pais quando optamos pelo uso do cariostático ou não. Um trabalho publicado por Crystal et al, em 2017, realizou uma pesquisa com os pais sobre o uso do diamino fluoreto de sódio. Os autores mostraram fotos de pacientes que tiveram aplicação de cariostático para cerca de 120 pais e questionaram sua aprovação em relação ao procedimento. Cerca de 31% dos pais relataram que não aceitariam a aplicação do diamino em dentes posteriores. Sendo que 40% dos pais não aceitariam a realização do procedimento nos dentes anteriores.

De acordo com os autores, os pais aceitariam a aplicação do cariostático caso fosse necessário tratamentos mais invasivos como sedação ou anestesia geral para realização de outro tipo de procedimento.

Portanto, em virtude da pigmentação consequente à aplicação do cariostático, é indicado que os pais assinem um Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) antes da realização do procedimento clínico.

termo de consentimento cariostático

Você já tem este documento de Termo de Consentimento – Cariostático pronto? Preencha o formulário abaixo e baixe um modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em casos onde se faz necessária a aplicação do cariostático.

obrigatório

*Ao baixar o material você concorda em receber e-mails de divulgação da Academia da Odontologia e seus parceiros. Não se preocupe que o descadastro pode ser realizado a qualquer momento no corpo do e-mail.

Confira nossos planos anuais e veja o curso Cariostático em Odontopediatria !

Crystal YO, Janal MN, Hamilton DS, Niederman R. Parental perceptions and acceptance of silver diamine fluoride staining. J Am Dent Assoc. n. 148, v. 7, p. 510-518. Jul, 2017.

Beijos.

Por Carla S. Pereira.

Não perca tempo e aprimore-se!

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181