4 vantagens da especialização em odontopediatria – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Odontopediatria

Quando se trata da odontologia, sabemos que, assim como em outras profissões, existem diversas especialidades para se seguir. Este fato faz com que os dentistas recém-formados fiquem até na dúvida sobre qual escolher. Pensando nisso, hoje viemos te apresentar as vantagens da odontopediatria e listar quais são os benefícios de investir nessa especialização. Então, caso você se interesse pelo assunto, venha com a gente e saiba mais.

Do que se trata a odontopediatria?

Antes de mais nada, precisamos te dizer o que, de fato, trata-se a odontopediatria. Essa especialidade odontológica possui dedicação aos cuidados e saúde oral dos bebês, crianças e até mesmo adolescentes.

Para isso, a odontopediatria tem como foco promover aos pacientes os motivos que justificam a saúde da boca, contribuindo assim para que os hábitos possam perdurar por toda a vida.

Para garantir a eficácia do tratamento, é imprescindível que os pais e/ou responsáveis do paciente escolham um bom profissional e engajem também no processo, para conseguir ficar por dentro dos procedimentos e para explicar quais são os traumas relacionados ao assunto, a fim de promover os melhores cuidados durante as consultas odontológicas.

Qual a finalidade da odontopediatria?

Bom, como citamos anteriormente, o foco principal da odontopediatria é a prevenção. Afinal de contas, se conseguirmos conscientizar a garotada sobre os cuidados necessários, as chances de desenvolvimento de algum problema bucal são consideravelmente menores.

Diante da sua tamanha importância, é recomendado que as mamães, ainda em período gestacional, procurem um odontopediatra para conversar sobre o cuidado ideal, recebendo orientações sobre o que deve ser feito desde os seus primeiros dias de vida.

Isso se explica pois, enquanto para os pacientes mirins o objetivo da odontopediatria é contribuir para o seu aprendizado nos cuidados bucais, para os pais e/ou responsáveis da criança, o intuito é assessorar sobre quais atitudes tomar com o pequeno em casa para descobrir o que deve ser feito em casa, ações estas que ajudarão bastante na conscientização da garotada.

especialização em odontopediatria
Qual é a importância para a criança?

Você já imaginou um bebê ou criança saudável que não frequenta um pediatra? Acreditamos que não, certo? O motivo disso é que este é o médico responsável por acompanhar o crescimento e ficar por dentro da saúde do paciente.

Pois bem, da mesma forma que acontece com o pediatra, o odontopediatra também possui importância para tal. Afinal de contas, ele poderá acompanhar desde os primeiros dentinhos de leite, da troca dentária, até os cuidados para que a boca permaneça saudável e livre de cáries.

Este fato reforça ainda mais que a higiene bucal deve iniciar-se ainda nos primeiros dias de vida do bebê, sempre acompanhado pelo odontopediatra. Vale ressaltar que, ainda que muita gente possa não saber, é recomendável que faça a higiene bucal dos pacientes frequentemente desde pequenininho, mesmo que a alimentação do paciente seja apenas leite através da amamentação ou por mamadeiras.

Com o aparecimento dos dentinhos, a importância dos cuidados diários é a mesma, conscientizando a criança cada vez mais sobre a sua importância. Neste período, o profissional pode contribuir para que os papais e/ou responsáveis consigam então ensinar as crianças a iniciarem a escovação sozinhos, sempre com uma escova de dente recomendada para a sua faixa etária.

Além disso, podemos citar também como uma das funções principais do odontopediatra a profilaxia, procedimento que refere-se à remoção do acúmulo de restos de alimentos e placas que estejam presos no dente. Ao realizar a profilaxia, o paciente irá reduzir bastante a possibilidade de desenvolver doenças, como é o caso da inflamação gengival e o surgimento de cáries.

Quais são as vantagens de especializar-se em odontopediatria?

Se você chegou neste ponto do texto, muito provavelmente você já entendeu do que se trata a especialidade e qual a importância o profissional exercerá no desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes.

Mas, se porventura você ainda não conseguiu se convencer de que essa é uma boa especialidade para se seguir, resolvemos listar as principais vantagens abaixo. Veja só:

  1. É o primeiro profissional na vida de todos os pacientes: uma vez que a odontopediatria é a especialidade recomendada para o cuidado com bebês bem pequenininhos, podemos dizer então que este será o primeiro profissional na vida de todos os pacientes, exercendo papel essencial e indispensável.
  2. Fidelidade do público: caso você seja um bom profissional e que contribua para experiências positivas ao paciente, é muito provável que os pequenos gostem bastante do seu atendimento, garantindo assim a fidelização durante vários anos da vida.
  3. Propaganda “boca a boca”: ainda se tratando da satisfação dos pacientes, você poderá se beneficiar com a famosa propaganda “boca a boca”, ou seja, a recomendação por parte das crianças e dos papais e/ou responsáveis para o seu ciclo, aumentando assim a visibilidade da clínica e o agendamento de consultas.
  4. Captação para outras especialidades da clínica: por fim, caso você tenha interesse em ter a sua própria clínica ou trabalhar em uma grande rede, irá notar ainda que, através das visitas frequentes de bebês, crianças e adolescentes, sempre acompanhados de um responsável, fazendo com que seja possível prospectá-los para outras especialidades da clínica, como é o caso da periodontia, ortodontia, endodontia e outros. Além do mais, poderá garantir que o paciente mirim, ao atingir a idade máxima de acompanhamento com o odontopediatra, possa também continuar recebendo cuidados dos demais profissionais.

Bom, é isso! Esperamos que estes motivos tenham te convencido que escolher seguir na odontopediatria é, de fato, uma boa escolha. No entanto, antes de tomar a decisão, lembre-se de averiguar quais seriam as outras opções de especialidades odontológicas para certificar-se de que a odontopediatria é para você mesmo.

Durante essa pesquisa, tente se informar sobre o que faz cada uma das principais especialidades odontológicas, qual é o seu ramo de atuação e público-alvo, contribuindo assim com a sua escolha.

Por fim, caso você já esteja decidido de que deseja especializar-se na odontopediatria, saiba que aqui em nosso portal você irá encontrar diversos conteúdos muito enriquecedores para auxiliar na sua trajetória profissional. Acompanhe-nos e confira.

Não esqueça de nos acompanhar no Instagram!

Até a próxima!

Já conferiu nossos planos anuais Premium e Plus?

Confira nossos planos anuais, aulas mensais, private class, curso novo todo mês e muito mais!

Fale conosco via whatsapp 48991699181