Desenvolvimento da linguagem na infância: Quando encaminhar para a fonoaudiologia? – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Fonoaudiologia

A fala é um tema comum para odontopediatras e fonoaudiólogos. No consultório, são frequentes os casos de crianças com problemas no desenvolvimento da linguagem, e que, consequentemente necessitam da atuação de ambos os profissionais.

Atualmente, pesquisas na esfera da linguagem apontam que, caso a criança não desenvolva a comunicação até os dois anos de idade, ou seja, não consiga estabelecer interação através da linguagem verbal, ela já deve ser encaminhada para o fonoaudiólogo. 

Claro que trabalhar a linguagem não é a única função do fonoaudiólogo, porém alterações na linguagem podem ser mais facilmente observadas por cirurgiões dentistas, professores ou mesmo pelos responsáveis da criança.

O que vamos abordar neste post?

Entenda e definição de voz, linguagem e fala

Considerando que o odontopediatra acompanha a criança durante todo o período da infância, é importante que seja estabelecida a interdisciplinaridade entre esses profissionais. Pensando nisso, vamos esclarecer e conceituar alguns termos que possam gerar dúvidas. Você sabe a diferença entre voz, linguagem e fala?

Voz

A voz é o som que é produzido pelas cordas vocais enquanto acontece a expiração do ar.

Linguagem

A linguagem é um processo macro, que envolve a compreensão, repertório, intenção comunicativa, coesão, entonação e aquisição de palavras.

Fala

A fala é a articulação do som produzido pelas cordas vocais, bem como a representação motora da linguagem, quando nos referimos à linguagem verbal.

Definir bem os termos é importante para melhor comunicação entre os profissionais de diferentes áreas.

Agora que você já sabe conceituar e diferenciar esses termos, vamos disponibilizar uma linha do tempo relacionando a idade e o estágio de desenvolvimento da linguagem normal da criança.

Entenda o desenvolvimento da linguagem na criança

É importante que o profissional esteja atento ao desenvolvimento da linguagem em cada fase da vida da criança e assim realizar o encaminhamento para o fonoaudiólogo quando necessário.

Dificuldades na linguagem podem apresentar um impacto significativo na comunicação da criança com o meio em que está inserida ou mesmo no processo de alfabetização.

Desenvolvimento da linguagem

Fonte: Boone, Daniel & Plante, Elena. Comunicação humana e seus distúrbios. Ed. Artes Médicas. 1994.; Bee, Helen. A criança em desenvolvimento. Ed. Artes Médicas. 1996.; Frankenburg, W. K e cols., Manual de aplicação do teste de desenvolvimento Denver II, 1992

Gostou? Agora você pode avaliar seu paciente de forma mais abrangente e saberá o momento certo de encaminhá-lo para a fonoaudiologia, conforme os padrões de normalidade para cada idade.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando nosso blog e os cursos da Academia da Odontologia.

Por Natália dos Santos.

Quer saber mais sobre isolamento absoluto em odontopediatria?

Confira nossos planos anuais com o curso online de isolamento absoluto em odontopediatria incluso e veja algumas dicas clínicas para a realização desse procedimento através de um passo a passo simples e dinâmico.

Natália Dos Santos

Fale conosco via whatsapp 48991699181