O overjet aumentado representa um risco ao trauma dental?
×

Blog da Academia

Odontopediatria

A prevenção do trauma dental é muito abrangente e envolve muitas variáveis, mas será que fatores locais como o overjet aumentado representa um risco ao trauma dental? Logicamente quando fazemos a relação, nos parece muito aceitável este binômio.

Em revisão sistemática recente, os autores relacionaram os diferentes tamanhos de overjet com o risco aumentado para o desenvolvimento de traumas dentais em diferentes idades e estágios de dentição. Nove estudos investigaram exclusivamente a dentição decídua, enquanto onze a dentição permanente aos doze anos.

As crianças até seis anos com um overjet ≥3mm têm aproximadamente 3 vezes mais chances de sofrer trauma dental. Já nas crianças com dentição mista e overjet ≥5mm esta chance é de quase 2,5 vezes.  O mesmo acontece com crianças de 12 anos com overjet ≥5mm, eles apresentam 1,8 mais chances de trauma. Ou seja, o overjet aumentado configura um risco ao trauma dental!

O overjet aumentado pode ser classificado como um risco modificável, o que significa que pode ser controlado ou alterado de alguma forma; o tratamento ortodôntico interceptivo pode ser instituído para reduzir o tamanho do overjet, ajudando assim a minimizar o risco de trauma dental; o uso de protetores bucais também, principalmente nas atividades esportivas ou de risco. Do ponto de vista da saúde pública, a prevenção é favorecida sobre o gerenciamento das consequências.

Quando identificamos um fator de risco, podemos instituir medidas preventivas para controle, e é aí que a ortodontia ganha destaque! Isso é demonstrado ao observar a queda na incidência de trauma dental, quando se identifica também, um aumento nos tratamentos ortodônticos.

Importância clínica do overjet aumentado

O overjet aumentado em ≥3mm para dentição decídua e ≥5mm para dentição mista e permanente aumentam as chances do trauma dental, os pais ou cuidadores devem ser orientados quanto a este risco, neste contexto, é importante e justificável o tratamento ortodôntico, além do uso do protetor bucal!

ARRAJ GP, ROSSI-FEDELE G, DOĞRAMACI EJ. The association of overjet size and traumatic dental injuries-A systematic review and meta-analysis. Dent Traumatol. May, 2019. doi: 10.1111/edt.12481

Por Carla Pereira.

Agregue valor às suas consultas! Confira nosso plano Premium e aprimore-se!

Avatar photo

Carla Pereira

Graduada em Odontologia pela UFSC em 2009
Especialista em Odontopediatria - PUC/PR, 2011
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso, 2011
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC, 2015
Clínica Privada em Curitiba/PR desde 2009.
Presidente da ABOPED, Regional Santa Catarina 2017/2019.
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria desde 2015
IAPD Membro do board 2019/21, 2021/23, 2023/25 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria, 2015
Clinical Adviser NuSmile no Brasil, desde 2019
Co-Fundadora e Diretora Acadêmica da Academia da Odontologia, 2020
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - Caxias do Sul/RS desde 2022
Idealizadora do Estabilize, 2023
Fundadora, Membro e Secretária Financeira da SOBRASO

Fale conosco via whatsapp 48991699181