A Odontopediatria no início da carreira – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Odontopediatria

A Odontopediatria no início da carreira pode assustar muitos cirurgiões-dentistas, muitas são as dúvidas e ansiedades no início da carreira. Será que a odontopediatria me dará um bom retorno financeiro? Como conquistar um lugar de destaque em minha região? Será que vou conseguir realizar procedimentos complexos e resolver quando a criança for muito difícil? Atendo convênios ou foco apenas no particular? E sedação, vale a pena ou melhor não? Muitos são os caminhos.

A primeira coisa que acho importante falar é: nenhuma especialidade é garantia de um bom retorno financeiro.

O que garante isso são os seus resultados, que consequentemente são fruto do quanto você se dedica para a odontopediatria. Pensa sempre assim: se eu quero um retorno financeiro maior que a média, preciso me dedicar e investir mais que a média também. Se eu quero conquistar um lugar de referência na minha região, preciso fazer o que a média de odontopediatras não fazem.

A segunda coisa para se ter em mente é que os erros e frustrações fazem parte do processo de aprendizagem. Você provavelmente terá dificuldade no início para executar determinadas técnicas. Quando bater um desânimo ou vontade de desistir, pense que se outros dentistas conseguem fazer, você também consegue, é questão de treinamento, tentar, praticar até desenvolver a habilidade!

Nossas escolhas vão determinar onde iremos chegar. O caminho de quem não desiste não é fácil, é cheio de erros e acertos, dias difíceis e muito aprendizado com cada um deles. Todos temos nossas limitações.

Outra coisa: procurem ter um mentor, alguém em quem se espelhar. Aprendam com eles. Isso ajuda demais. Arrisco dizer que foi decisivo para mim.

Odontopediatria no início da carreira

Eu escreveria muito mais sobre esse assunto que particularmente gosto muito, até porque passei por isso não faz muito tempo. E para contar um pouquinho de mim, eu tive um crescimento na odontopediatria muito legal e eu diria que bastante atípico. Sou formada há apenas 5 anos.

Atendi durante os 3 primeiros anos com odontopediatria em consultórios por porcentagem e, logo que finalizei a especialização em 2020, abri meu consultório de atendimento exclusivamente infantil. Foi bem legal e surpreendente de ver como me tornei uma referência em odontopediatria na minha cidade em pouco tempo.

Continuei me aprofundando na especialidade, iniciei o mestrado, fiz outras atualizações e habilitações e tenho mais uma lista de cursos para fazer em 2022 e 2023, além do doutorado. Nunca me sinto completamente pronta. Sempre tenho o que aprender e melhorar! Todos temos! E acho que pensar assim nos ajuda a crescer.

Gosto muito de uma reflexão do livro Pense de novo, do Adam Grant: É necessário humildade confiante, pois ela nos permite admitir que somos um trabalho em desenvolvimento, que devemos nos importar mais em nos aprimorar do que em nos afirmar.

Nos aprimorar questionando nossas certezas, afinal, a incerteza nos leva a fazer perguntas e absorver novas ideias, sendo flexíveis conforme as evidências científicas e procurando dialogar com quem discorda de nossos raciocínios, pois aprendemos mais com eles do que com aqueles que reafirmam nossas conclusões.

Acho que é uma boa reflexão para se ter em mente na nossa vida profissional!

Uma dica final: tenham um objetivo, visualizem onde querem chegar e façam além do que é necessário para alcançá-lo, saindo do padrão, da média, da zona de conforto.

Bem, espero ter motivado um pouquinho vocês, mesmo em poucas palavras. Sou uma grande incentivadora da Odontopediatria! Sei que é possível ter sim muito sucesso, satisfação profissional e financeira nessa área, só depende de vocês!

Deixo aqui meu contato no Instagram (@dra.brunavieira), caso queiram bater mais papo sobre isso por direct, é só chamar!

Abraços!

Por Bruna Vieira.

Já se tornou aluno premium da Academia?

Você possui algum caso clínico que tem muita dificuldade de resolução? Aqui na Academia da Odontologia temos uma mentoria individual e personalizada para que você possa solucionar seus casos clínicos e alcançar o sucesso na odontopediatria!

Odontopediatria no início da carreira

Bruna Vieira

Fale conosco via whatsapp 48991699181