Trauma em dente decíduo: vamos acompanhar o seu sucessor permanente? – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Odontopediatria

O trauma na região oral é muito comum, estima-se que é a segunda área mais lesada em crianças menores de seis anos. Juntamente com a queixa na consulta pós-trauma, vem a preocupação dos responsáveis com os dentes permanentes sucessores e esta é uma dúvida que nem sempre podemos sanar, afinal… Será que o dente permanente foi afetado? Vamos acompanhar o seu sucessor permanente após o trauma em dente decíduo.

Dependendo o tipo de lesão e a idade da criança, podemos observar diferentes consequências no dente permanente, como hipoplasia, deslocamento, dano ao germe dentário e entre outros distúrbios funcionais, sendo que intrusão e avulsão são as lesões com consequências mais severas, principalmente antes dos três anos de idade.

A medida para se evitar o traumatismo – embora de difícil controle – estão bem discutidas na literatura, mas muitas vezes o acompanhamento pós-trauma é negligenciado. Deve-se ter a clareza da importância do cirurgião dentista para orientar e acompanhar este paciente com controles periódicos.

As consequências da falta de acompanhamento e orientação, geralmente são percebidas na fase de dentição mista com a irrupção do dente sucessor permanente, onde se evidencia a sequela do trauma. A partir de então começa uma investigação deste evento, sendo que até mesmo os responsáveis não conseguem descrever com exatidão.  

Crianças com histórico de trauma devem ser acompanhadas por um odontopediatra uma vez por ano, o esclarecimento aos responsáveis, o manejo e acompanhamento clínico, aliados a empatia e o apoio melhora a adesão do paciente durante este longo período de acompanhamento. Então é bem importante o acompanhar o seu sucessor permanente após o trauma dental.

Confira o curso de Trauma em Dentes Decíduos ministrado pela Professora Mariane Cardoso, aqui na Academia da Odontologia e com aulas ao vivo!

Por Carla Pereira.

Invista em conhecimento! Invista na sua consulta clínica! Invista em você! Confira os planos anuais que contém o curso de trauma em dentes decíduos ministrado pela Professora Mariane Cardoso, aqui na Academia da Odontologia e com aulas ao vivo!

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181