Sabemos que o bruxismo infantil é relativamente comum entre os pacientes que visitam regularmente os consultórios odontológicos. Por isso, diante de facetas de desgaste e relato dos pais sobre o “barulho” do ranger de dentes é importante fazer o diagnóstico diferencial entre bruxismo e erosão. Já que nem sempre o desgaste estará associado ao bruxismo infantil.
O que iremos abordar:

Em algumas situações, mesmo havendo o relato dos pais sobre o bruxismo noturno, é importante que o profissional identifique os fatores associados ao bruxismo infantil e as características clínicas para fazer o diagnóstico diferencial entre bruxismo e erosão.
Leia mais sobre os fatores associados ao bruxismo clicando aqui.
A conduta clínica do profissional e as orientações em relação a alimentação serão diferentes em cada uma dessas situações. No bruxismo, as orientações alimentares serão no sentido de evitar o consumo de açúcares e carboidratos durante à noite para permitir que a criança tenha um sono mais tranquilo, enquanto que as orientações alimentares em relação à erosão serão voltadas para evitar a ingestão de alimentos ácidos e identificar na dieta o que pode estar associado ao quadro clínico de erosão, podendo ser necessário encaminhamento para o gastroenterologista.
Para realizar o diagnóstico diferencial entre as facetas de desgaste associadas ao bruxismo ou à erosão, é importante prestar atenção nas características clínicas apresentadas:
Erosão
O desgaste causado pela erosão é caracterizado pela diminuição do brilho do esmalte, resultando em lesões lisas e polidas, além de largas, rasas e sem ângulos nítidos, sob concavidades em forma de pires ou de “U”.
Localização preferencial: superfícies palatinas dos dentes anteriores e oclusais dos dentes posteriores.
Lesões amplas, côncavas, em forma de “U”, sem ângulos vivos nas extremidades e com esmalte de aspecto fosco, caracterizando o desgaste dentário por erosão.
No caso de acometimento de dentes restaurados, as restaurações tornam-se proeminentes, projetando-se acima da superfície do esmalte dental, dando um aspecto de ilha.
Bruxismo
O desgaste causado pelo bruxismo é caracterizado pelo aparecimento de uma faceta lisa e polida sem perda do brilho do esmalte.
Localização preferencial: ponta de cúspide, crista ou bordo incisal (dentes anteriores e posteriores).
No caso de acometimento de dentes restaurados, as restaurações acompanham o desgaste do esmalte formando facetas de desgaste coincidentes em algum ponto do movimento mandibular.
Desgaste em ponta de cúspide e incisal. Desgaste na oclusal dos dentes decíduos posteriores.
Facetas de desgaste com bordas em ângulos vivos. Facetas com características de desgaste causadas pelo bruxismo.
Preencha o formulário abaixo e baixe o esquema com as característica clinicas relacionadas ao desgaste causado pelo bruxismo ou erosão.
Um agradecimento especial a Michele Bolan pelo contribuição com o conteúdo e imagens.
Não perca tempo e aprimore-se! Confira os planos anuais na Academia!
Aulas semanais, curso novo mensalmente, Private Class, avaliações… E muito mais nos planos anuais!
