×

Blog da Academia

E-books

A importância do atendimento odontológico da gestante ainda é pouco compreendido pela população em geral. Por outro lado, sabe-se que o aumento dos hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) na gestação está associado a alterações na cavidade bucal predispondo à erosão dentária, gengivite, granuloma piogênico entre outros. Mas afinal, como se diferenciar no mercado de trabalho oferecendo atendimento odontológico para gestantes?

Além do que, a literatura atual mostra associação entre a doença periodontal em gestantes e parto prematuro. Portanto, diante das evidências, devemos nos questionar do porquê esta gestante não está nos consultórios odontológicos preocupada com sua saúde e do seu bebê?

Quais são os motivos que afastam a gestante do consultório odontológico?

De acordo com pesquisadores brasileiros, no estudo publicado por Rocha et al em 2018, há 14 fatores principais que funcionam como barreiras para o atendimento odontológico durante a gestação. 

Os autores realizaram uma síntese de estudos qualitativos através de uma revisão sistemática da literatura. Em síntese, o trabalho apontou os fatores abaixo como principais:

  • Condições fisiológicas
  • Baixa importância da saúde bucal
  • Estigma negativo em relação à odontologia
  • Medo/ansiedade em relação ao tratamento odontológico
  • Mobilidade e segurança
  • Barreiras financeiras
  • Emprego
  • Limitações de tempo
  • Apoio social
  • Falta de informação sobre saúde bucal de gestantes
  • Barreiras dos profissionais de saúde
  • Conselhos de familiares e amigos
  • Sistema de saúde ou plano de saúde
  • Crenças e mitos sobre a segurança do tratamento odontológico.

Este último item, os mitos e crenças sobre saúde bucal e a segurança do tratamento odontológico, foi mais citado entre as pesquisas. Além do que, o item foi citado por dentistas e outros profissionais de saúde, além de gestantes.

Como valorizar o papel do cirurgião dentista na prevenção das doenças bucais na gestante?

Diante dos dados será que não devemos nos questionar se não há um grande público a ser trabalhado que ainda podemos chamar para os consultórios odontológicos? Será que as gestantes realmente estão cientes da importância de manter a saúde bucal durante a gestação?

O perfil da gestante nos dias de hoje é diferente do perfil da gestante de 10 anos atrás. Nos dias de hoje, as novas mamães pesquisam muito na internet e buscam informações constantemente para oferecer o que for importante para uma gestação saudável. Será que estamos divulgando a importância do pré-natal odontológico?

Segundo os autores do artigo citado, a falta de informação sobre a saúde bucal das gestantes pode ser considerado uma das barreiras frente ao atendimento odontológico da gestante.

Logo, se você quer mais dados científicos para abordar com seus pacientes para a importância das consultas odontológicas de prevenção durante a gestação, sugerimos a leitura dos outros dois textos abaixo:

Doença periodontal e gestação: qual o real impacto dessa associação

Anestesia e gestação, qual a real segurança?

Dessa forma, a possível falta de informação das mulheres enquanto gestantes sobre a importância da saúde bucal, leva à falta de acompanhamento odontológico durante este período.

Como se diferenciar no mercado de trabalho oferecendo atendimento odontológico para gestantes

Pense nisso: estamos divulgando a importância do pré-natal odontológico para nossos pacientes? Poderíamos trabalhar melhor este público para o nosso consultório?

Com o intuito de auxiliar o cirurgião dentista na divulgação da importância do atendimento odontológico da gestante, a Academia da Odontologia preparou um modelo de panfleto que pode ser editado e utilizado pelo profissional. O panfleto pode ser impresso e deixado na recepção de seu consultório ou mesmo ser enviado via WhatsApp para seus pacientes.

Preencha o formulário abaixo para baixar seu panfleto!

*Ao baixar o material você autoriza o envio de e-mails promocionais e divulgação dos cursos da Academia da Odontologia e seus parceiros, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento. Não se preocupe que não iremos encher sua caixa de spam!

A partir do melhor entendimento por parte dos profissionais aos receios e demandas dos pacientes, assim como da divulgação da importância do atendimento odontológico da gestante, a adesão ao tratamento preventivo pode ser mais efetiva.

Por outro lado, você se sente realmente preparados para oferecer segurança e tranquilidade no atendimento odontológico de gestantes? A capacitação e o estudo constante aproximam a relação profissional-paciente e trazem maior segurança para ambos, resultando em um ganho para a saúde como um todo. Aproveite e confira o curso online “Pré-natal odontológico: Atenção à gestante” aqui na Academia da Odontologia e agregue ainda mais valor à sua consulta odontológica. E tudo claro de como se diferenciar no mercado de trabalho oferecendo atendimento odontológico para gestantes?

ROCHA, Juliana Schaia et al. Barriers and facilitators to dental care during pregnancy: a systematic review and meta-synthesis of qualitative studies. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 8, 2018.

Por Angela Giacomin.

Confira também nossos planos anuais que incluem o curso online de Pré-natal Odontológico: Atenção à gestante com a Professora Aline Manfro!

Angela Giacomin

Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Especialista em Endodontia - UNIPLAC/SC
Especialista em Saúde da Família – UFSC/SC e Gestão em Saúde – IFSC/SC
Especializanda – ABCD/SC e Mestre em Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização em Odontopediatria - ABCD
Clínica privada Curitiba/PR

    Fale conosco via whatsapp 48991699181