×

Blog da Academia

E-books

Entenda a importância do cirurgião dentista na prevenção das doenças bucais na gestante e quais os cuidados essenciais para o atendimento odontológico em gestantes baixando o e-book pré-natal odontológico.

Você sabe o que é Pré-Natal odontológico? O objetivo do pré-natal odontológico é dar atenção integral ao binômio materno-fetal, ou seja, cuidar da saúde bucal da gestante, assim como dar as primeiras orientações em relação à saúde bucal de seu bebê.

Porém, o número de gestantes que buscam atendimento odontológico ainda é pequeno. Mas por que será?

Às vezes o que falta é conhecimento da gestante em relação a importância de manter uma boa saúde bucal para a saúde de seu bebê, já que problemas bucais também podem estar associados à parto prematuro ou mesmo pré-eclâmpsia, ou mesmo falta de conhecimento do cirurgião dentista em saber como conduzir o tratamento dessa gestante.

Leia também o texto “Como se diferenciar no mercado de trabalho oferecendo atendimento odontológico para gestante”.

Por isso um trabalho do cirurgião dentista direcionado às mulheres gestantes pode ser uma boa estratégia para se diferenciar no mercado de trabalho.

A Academia da Odontologia juntamente com a Professora Aline Manfro preparou e-book com os 10 cuidados essenciais para o tratamento odontológico em gestantes com o intuito de auxiliar o cirurgião-dentista no atendimento à gestante.

E-book Pré-natal odontológico: 10 cuidados essenciais para o atendimento em gestantes

 01. Anamnese direcionada para gestantes

Para definir o melhor horário e tempo de atendimento à gestante, é importante acrescentar algumas perguntas em sua anamnese, como: qual o tempo de gestação? Sente náuseas ou vômitos?

Essas perguntas podem direcionar o profissional em relação ao melhor o horário e o momento oportuno de atendimento.

02. Monitore os sinais vitais no pré-natal odontológico

A avaliação dos sinais vitais antes do atendimento, como frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial, ajudam a estabelecer um padrão de normalidade antes e após à consulta, bem como avaliar o estado de saúde geral de sua paciente.

Dessa forma o profissional pode orientar sua conduta clínica em consultas posteriores como reduzir o tempo de atendimento ou rever a realização do procedimento caso encontre alterações dos sinais vitais.

03. Horário de atendimento

Dê preferência para realizar o atendimento no segundo período da manhã, já que geralmente neste horário a gestante está mais disposta e as náuseas são menos frequentes.

04. Período gestacional

O período gestacional mais indicado para tratamentos odontológicos é o segundo trimestre. No caso de urgências o atendimento deve ser realizado independentemente da fase gestacional, respeitando os cuidados para cada fase.

05. Frequência urinária

Devido ao maior volume de sangue circulante e ao aumento do tamanho do útero, a frequência urinária da gestante é maior. Certifique-se que a paciente foi ao banheiro antes do atendimento, pois isso trará mais conforto durante a consulta.

06. Conforto da paciente

Com o aumento do útero do terceiro trimestre, a paciente pode sentir um desconforto ao deitar-se na cadeira odontológica, ocasionado pela pressão no diafragma. Por isso prefira a posição mais elevada à posição totalmente deitada para o atendimento.

07. Síndrome da veia cava inferior

Para evitar a síndrome da veia cava inferior, que pode ocorrer no terceiro trimestre da gestação, acomode a sua paciente na cadeira com uma almofada no lado direito, não totalmente deitada.

08. Radiografias

As radiografias podem ser realizadas com segurança na gestante quando realmente necessário. Contudo, a indicação do exame radiográfico deve ser precisa, com uso de filmes ultrarrápidos, mínimo tempo de exposição, processamento adequado, uso de colete de chumbo e protetor de tireóide.

09. Remoção de amálgama

Use isolamento absoluto sempre que precisar remover amálgama.

10. Doença periodontal e cárie

A cárie e doença periodontal precisam ser tratadas com cautela e segurança. Avalie as características individuais para definir a melhor conduta terapêutica, assim como a prioridade do tratamento.

O número de gestantes que procuram tratamento odontológico ainda é pequeno, porém cabe ao cirurgião-dentista divulgar a importância da prevenção das doenças bucais associadas à gestação assim como estar seguro para realizar os procedimentos quando necessário.

Preencha o formulário abaixo e receba o e-book pré-natal odontológico com os 10 cuidados essenciais para o atendimento odontológico em gestantes.

*Ao baixar o material você autoriza o envio de e-mails promocionais e divulgação dos cursos da Academia da Odontologia e seus parceiros, podendo cancelar a inscrição a qualquer momento. Não se preocupe que não iremos encher sua caixa de spam!

Por Juliana Pereira Andriani.

Invista em conhecimento! Invista em você!

Quer saber mais sobre Pré-Natal Odontológico: Atenção à gestantes? Veja nossos planos anuais que incluem o curso online de Pré-Natal Odontológico!

Juliana da Silva Pereira Andriani

Especialista e Mestre em Ortodontia - UFSC/SC
Doutoranda em Odontologia - UFSC/SC
Membro da Associação Brasileira de Ortodontia - ABOR
Membro da World Federation of Orthodontics - WFO
Professora da Especialização em Odontopediatria - ABCD/ Florianópolis
Professora da Especialização em Ortodontia - ABCD/Florianópolis
Clínica Privada em Florianópolis/SC

Fale conosco via whatsapp 48991699181