O que fazer para remover manchas de cariostático? – Academia da Odontologia
×

Blog da Academia

Cariostático

O famoso Diamino Fluoreto de Prata, mais conhecido como cariostático, já tem seu uso bastante embasado cientificamente e tem ganhado cada vez mais espaço na odontopediatria pelos seus benefícios. Com sua maior difusão de uso, pode trazer algumas dúvidas durante a execução do procedimento e uma preocupação frequentemente relatada e relacionada a esse produto é o seu potencial de pigmentação (tanto dos dentes como dos tecidos moles), como as manchas de cariostático.

A pigmentação deixada pela precipitação da prata no dente é a mais conhecida, todos já esperam a alteração de coloração do dente em questão, porém o que fazer se a pigmentação for uma mancha na mucosa ou lábio ao redor? Você sabe todos os cuidados para prevenir esse erro? E se acontecer, o que fazer?

O que vamos abordar neste post:

O que é o cariostático?

Cariostático é um produto líquido que contém em sua composição basicamente prata e flúor. Dentre seus benefícios, além de tratar sensibilidade, é capaz de paralisar o processo carioso na em dentina.

Para saber mais detalhes sobre os benefícios do cariostático, leia o post “Tudo sobre Cariostático”.

Como usar o cariostático?

O protocolo de aplicação é relativamente simples, porém deve ser realizado cautelosamente. Antes de mais nada, deve ser realizada uma profilaxia. A área ao redor do dente deve ser protegida e isolamento relativo deve ser utilizado. Para a forma de aplicação, alguns protocolos podem variar dependendo da marca. Em geral, basta friccionar uma quantidade de líquido na superfície do dente utilizando um microbrush.

Lembrando sempre que cada produto tem sua bula e protocolo de aplicação, devemos sempre ler qualquer produto antes de utilizá-lo.

Veja as dicas que a Professora Carla Pereira colocou nesse post.

Quais cuidados devo ter em relação as manchas do cariostático?

Devido ao alto poder de manchar os tecidos, os cuidados devem ser redobrados. É de extrema importância que o isolamento dos tecidos ao redor do dente seja eficaz. Para isso, utilizamos vaselina em todas as superfícies que podem entrar em contato com o produto. Isso inclui língua, gengiva, bochecha, dentes adjacentes, lábios, pele em toda região ao redor da boca.

Em alguns casos, barreiras gengivais (como TopDam) também podem seu utilizadas. Além disso, utilizar todos os EPIs: gorro, máscara, luvas, óculos de proteção, jaleco e guardanapos descartáveis. Nenhum outro procedimento deve ser realizado utilizando os mesmos materiais. Ao final da aplicação, todos os materiais utilizados devem ser já direcionados para o lixo ou lavagem.

O que fazer quando algum passo do protocolo de isolamento falha em relação ao cariostático?
Entrou em contato com tecido mole:

Pode ocasionar uma área esbranquiçada no local. Para neutralizar a ação do cariostático, deve ser utilizada uma solução salina a 3%.

Manchas na pele:

Deve lavar com água abundante ou água oxigenada. Caso esteja utilizando o Riva Star, aplique a solução do Riva Star Step 2 (rótulo verde) com fricção suave. A mancha desaparecerá lentamente. Caso nada seja feito, a mancha desaparecerá gradualmente em alguns dias devido a renovação das camadas de pele.

Manchas nas roupas:

Remova as roupas contaminadas e deixe de molho em Vanish ou outro removedor de manchas de tecido durante a noite e lave normalmente.

Manchas em superfícies sólidas:

Aplique imediatamente um alvejante doméstico (hipoclorito de sódio) e depois limpe com água. Para manchas difíceis, embeber um guardanapo de papel com água sanitária e colocar sobre a área afetada. Deixar uma noite e esfregar com água.

Manchas em restaurações:

Pode ser causada por utilizar um material contaminado que foi usado para a aplicação de cariostático na mesma sessão. Pode ser realizado um polimento da restauração com borrachas e discos de acabamento.

manchas de cariostático
Como avisar os pais sobre as manchas que o cariostático pode causar?

É evidente que o benefício do cariostático é superior a estética em muitos casos. Os pais devem estar cientes tanto da alteração de cor do dente que será utilizado como dos riscos de manchar outras superfícies. Sabendo que todos os cuidados serão tomados evitar tais situações.

Por isso, tenha um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido completo para a autorização dos procedimentos. Se você ainda não tem, acesse este post.

Quer se aprofundar mais sobre o cariostático? No curso da Professora Carla Pereira você irá conferir as indicações e contraindicações para o uso de diaminofluoreto de prata, abordagem com pais e responsáveis, o passo a passo do tratamento e muito mais.

Confira o curso de Cariostático em Odontopediatria clicando aqui.

Concluindo, o cariostático pode ser muito bem empregado na Odontopediatria.

Apesar de provocar alteração de cor na superfície dentária, o sucesso da paralização de cárie é indiscutível. Claro que para isso, algumas cuidados nos hábitos das crianças devem ser trabalhados para não ter outras lesões adjacentes. Em relação ao risco de pigmentação de superfícies indesejadas, todos os cuidados devem ser realizados com muita atenção.

No entanto, se ocorrer algum deslize, é importante saber como resolver ou até mesmo como tranquilizar os pais se as ações não forem tão resolutivas. Por isso, proteja todas as áreas durante a aplicação e tenha certeza de que os pais estão cientes dos riscos e benefícios do tratamento.

Confira os planos anuais Premium e Plus da Academia da Odontologia!

Você possui aquele caso clínico que tem muita dificuldade? Confira os planos anuais da Academia e utilize nosso benefício de Private Class mensal!

manchas de cariostático

Carla Pereira

Especialista em Odontopediatria - PUC/PR
Mestre em Odontologia / Área de Concentração Odontopediatria - UFSC/SC
Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso
Professora e Coordenadora do Curso de Especialização e Atualização em Odontopediatria - ABCD
IAPD Membro do board 2019/2021 - Membership Committee
Idealizadora da CAIXA GUIA - Odontopediatria
Clinical Adviser NuSmile no Brasil

Fale conosco via whatsapp 48991699181